O que é o câncer de pele?
O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum do ser humano, correspondendo a cerca de 25% de todos os casos de câncer. Existem dois grandes grupos de cânceres de pele: o melanoma e os cânceres não-melanoma.
Cânceres não-melanoma
Os cânceres não-melanoma correspondem a 95% dos casos de câncer de pele e são os mais frequentes. Eles são menos agressivos que o melanoma e acometem principalmente as áreas expostas ao sol. Dentro desse grupo, temos o carcinoma basocelular (o mais frequente) e o carcinoma espinocelular.
É importante diagnosticar esses cânceres precocemente, pois embora não tenham tanta capacidade de fazer metástase, podem ter um comprometimento local importante.
Sinais de alerta
- Lesão elevada, avermelhada, rosada, translúcida, com uma área central crostosa
- Lesão que sangra com muita facilidade
- Ferida que não cicatriza
- Lesão sem sintomas
Melanoma
O melanoma corresponde a 5% dos casos de câncer de pele e é uma doença muito grave, pois tem uma capacidade grande de metástase. É fundamental diagnosticá-lo precocemente para aumentar as chances de cura.
A regra do “ABCD”
Uma das ferramentas usadas para identificar um melanoma é a regra do “ABCD”:
- Asimetria
- Bordas irregulares
- Cores variadas
- Dimensões maiores que 6 mm
Nenhum desses fatores isoladamente define o diagnóstico de um melanoma, mas o conhecimento desses itens é importante para identificar a lesão nos estágios iniciais.
Se você quiser saber mais sobre o assunto, pode procurar informações em nosso site ou no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Fonte
Tipos de câncer de pele – Dr. Paulo Müller Dermatologista por Dr. Paulo Müller