Pular para o conteúdo

Prevenção do Tétano: Conheça os Sintomas e Tratamentos Adequados

O que é o tétano?

O tétano é uma doença infecciosa aguda não contagiosa, causada por uma toxina produzida por uma bactéria chamada clostridium tetani, que se desenvolve anaerobicamente (sem oxigênio).

  • Não é contagioso
  • Caracteriza-se clinicamente pelas contraturas musculares
  • Pode levar à morte por asfixia

Como ocorre a contaminação?

O reservatório do bacilo é o trato intestinal do homem e de animais domésticos, especialmente o cavalo. Ferimentos contaminados com terra, poeira de rua, fezes humanas e fezes de animais podem favorecer a contaminação. Queimaduras e tecidos necrosados também favorecem a contaminação.

Sintomas do tétano

Os sintomas aparecem em torno do 5º ao 12º dia, mais comumente no sétimo dia. O paciente tem contratura de grande parte dos músculos do corpo, podendo afetar até mesmo a musculatura respiratória, levando à morte por asfixia. Ferimentos insignificantes muitas vezes podem ser a porta de entrada para o tétano.

Tétano neonatal

O tétano neonatal é raro hoje em dia, devido à melhora na atenção à saúde pré-natal. Antigamente, ocorria em partos domiciliares realizados por parteiras que não tinham condições para trabalhar de forma asséptica. Instrumentais contaminados eram utilizados, o que favorecia a contaminação do recém-nascido.

Prevenção

A doença não confere imunidade. A única imunidade é adquirida pela administração do toxoide tetânico através da vacina. A vacina garante imunidade quando a mãe é vacinada, pois o anticorpo passa para o recém-nascido e o protege contra o tétano neonatal.

Fonte
Tétano por Prof. Cássio Rossi – Mentor de Alta Performance