Olá, eu sou o Diego de Marco, do canal O Médico da Mulher, e hoje vamos falar sobre os efeitos colaterais do DIU hormonal Mirena e Kyleena.
Esses DIUs não contém estrogênio, o que significa que problemas comuns relacionados a alterações estrogênicas não serão um problema com esses dispositivos. No entanto, eles ainda contém progesterona, o que pode causar algumas mudanças no corpo, como aumento da oleosidade da pele e acne. Algumas mulheres podem ter acne em regiões comuns, como nos ombros e nas costas.
Outro efeito colateral comum é a cólica, já que o próprio útero pode reagir ao dispositivo. Embora isso não seja comum, muitas mulheres relatam cólicas durante o primeiro mês de uso, mas costuma diminuir com o tempo.
Outro efeito colateral indesejado é a redução ou interrupção da menstruação. Cerca de 40% das mulheres usam o Mirena ou o Kyleena exatamente por esse motivo. A grande maioria das mulheres não terá mais nenhum tipo de fluxo menstrual após três a seis meses de uso, mas algumas ainda podem ter pequenos escapes e sangramentos a cada três ou quatro meses.
Porém, algumas mulheres podem apresentar outros efeitos colaterais, como leve fluxo menstrual, escapes e sujeirinhas que incomodam bastante. Esses problemas podem acontecer em até 20% das usuárias.
O DIU hormonal é mais localizado e não libera tantos hormônios na corrente sanguínea como outros tipos de contraceptivos, o que é bom. No entanto, em alguns casos, ele pode não bloquear 100% a ovulação e resultar em pequenos cistos no ovário.
Para evitar esse problema, é importante fazer ultrassom quando colocar o DIU e depois de 30 dias, além de realizá-lo anualmente para verificar a posição e a eficácia do dispositivo.
Fonte: Efeitos colaterais DIU Hormonal (Mirena / Kyleena) por Médico da Mulher