Cálculo Renal: O que é e como evitar
O cálculo renal é uma condição dolorosa que pode ser comparada com a dor do parto. Mas, o que causa essa problema e o que pode ser feito para evitá-lo?
Segundo o neurologista Ricardo Garcia, é importante destacar que não adianta apenas buscar soluções para a dor. É preciso tratar a causa do problema.
Hoje em dia, é muito divulgado que as pessoas que têm cálculo renal procurem um urologista. Esse especialista é responsável por tratar o cálculo renal, ou seja, retirar a pedra através de cirurgia, tripsia, passagem de cateter, entre outros procedimentos.
No entanto, após a resolução da pedra, é importante procurar um nefrologista. Esse especialista estuda a urina para ver o que está em excesso ou falta e busca equilibrá-la para evitar a formação de novos cálculos.
Mas afinal, como se forma o cálculo renal? Basicamente, ele é formado por uma série de fatores, como dieta desbalanceada, fatores hereditários e consumo de alimentos que podem levar à sua formação. Portanto, é preciso dar preferência a verduras, frutas cítricas, líquidos e evitar o sedentarismo.
Porém, convém lembrar que a prescrição específica de alimentos só deve ser feita após uma avaliação da urina.
Quando uma pessoa chega ao hospital com dor, o diagnóstico é feito através de uma série de exames de imagem, como ultrassom, raio-x ou tomografia computadorizada.
Embora a dor forte seja o sintoma mais conhecido, a pedra no rim pode causar outros problemas ao paciente. Ela pode obstruir completamente o ureter, causar infecções generalizadas e até mesmo paralisia do funcionamento desse órgão.
Por isso, é fundamental procurar um médico especializado ao identificar os sintomas de um possível cálculo renal.
Fonte: Cálculo Renal por Jornal Cidade de Rio Claro