Olá pessoal, tudo bem?
Nunca mais arranque essa planta da sua horta! Ela é uma erva considerada para muitos uma erva daninha, uma erva invasora. Para os agricultores, ela é uma praga, ela infesta as culturas e fica ruim para o agricultor plantar, aí tem que eliminá-la. Mas para outros, ela é considerada uma punk, é uma planta alimentícia não convencional e é também uma planta medicinal.
Os nomes populares dela são: Serralha, Falsa Bela-Emília, Pincel de Estudante. Justamente por causa dessas flores, assim ó (mostra imagem), parece a ponta de um pincel mesmo, né brocha? E quando a flor dela abre, forma um pompom, uma bolinha assim, parece um algodão. Aí, muitos chamam também de algodão de preá.
Como é que você conhece essa planta aí na sua região? Como é que você conhece ela? Digita aí embaixo nos comentários.
Ela é considerada a falsa serralha porque, quando ela tá crescendo, que ela ainda não floresceu, que ela tá pequenininha, parece serralha mesmo, com as folhas serrilhadas. Mas quando ela põe as flores, aí acabou-se a dúvida, aí vira mais popularmente o pincel de estudante.
O nome científico dela, essa daqui das flores vermelhas, é Emília fosberg. Aquelas das flores lilás, Emília são chiffolia. São a mesma planta, pincel de estudante. Só que é uma Emília fosberg, a da planta vermelha, e a da planta lilás é Emília são chiffolia.
Ela é uma erva de ramos cilíndricos, folhas com a margem serrilhada. Daí o nome falsa serralha. Não tem nada a ver, é outra planta completamente diferente. E flores vermelhas e lilás.
Eu vou mostrar porque essa daqui tem estudo etnobotânicos sobre ela. Ela é uma planta alimentícia com bastante vitamina A, flavonoides. Ela substitui, vamos supor, numa região que esteja passando fome ou necessidade, ela substitui as vitaminas do milho, as vitaminas da batata. Você pode comer essa planta crua ou cozida.
Na medicina, ela possui propriedades antioxidantes, bactericida, hepatoprotetoras. Na medicina tradicional, ela possui usos em tumores, tosses, inflamações, ferimentos, reumatismo, febre, desinteria, inflamações nos olhos, cegueira noturna, dores musculares. Na prevenção de cáries, córes de ouvido, tãoselite convulsões.
Utilizada como tônico, expectorante, depurativo, diurético e sudorífico. Também que ela combate o vitiligo, a pessoas que dizem que já tomou ela e vai fechando as manchinhas do vitiligo. Porém, é preciso consumir ela com moderação porque ela tem um teor de alcalóide de pirrolizidinas.
Nessa planta, ao calor dessas pirrolizidinas, são tóxicas hepáticas e podem levar ao desenvolvimento de câncer de fígado. Então, muito cuidado ao consumir essa planta.
Porque está visitando o canal, se inscreva aí. Conheça os outros vídeos. Tem várias dicas sobre o cultivo doméstico. Se inscreva para receber mais dicas e visite lá o canal para ver os outros vídeos também relacionados a plantas.
Uma dica para consumir ela é antes da floração. Antes da floração, ela tem baixos níveis desses alcaloides e o calor é capaz de diminuir a quantidade desses alcalóides. Por isso, é importante caso haja consumo, que a planta passe por aquecimento.
Me ajuda bastante e ajuda muitas pessoas também ela ter acesso a esse conhecimento. Se você for consumir essa planta, é bom consumir ela crua e, na floração, em grandes quantidades com muita frequência.
E se você tiver problemas hepáticos, tenha precaução porque essa planta contém alcalóides tóxicos para o fígado.
Não esqueça: Não aqui aparece meu rosto. Você não está escrito. Clica aqui no rosto. Vai passando. Não me inscrever. E você se escreve desse lado aqui ó.
Aparece em duas opções de vídeo. Pode ser uma dica que você esteja querendo aprender. Você continua assistindo.
Valeu, um abraço a todos e fiquem com Deus.
Fonte: Nunca mais arranque essa planta da sua horta por cultivando no quintal