Pular para o conteúdo

Como identificar o período fértil para engravidar: guia completo


O casal que está tentando engravidar é muito importante entender um pouquinho sobre o ciclo menstrual e saber reconhecer o período fértil. É sobre isso que a gente vai falar nesse vídeo.
Hoje em dia existem vários recursos muito úteis, como aplicativos. Vou falar sobre eles também. O primeiro aspecto fundamental é saber que a regularidade dos ciclos menstruais é a coisa mais importante que indica que a mulher está ovulando normalmente.
A mulher que tem menstruações muito irregulares passadas nunca sabe quando vai ficar menstruada. Essa realmente precisa de uma avaliação especializada. Aliás, nós temos aqui no canal outro vídeo que fala especificamente sobre isso. Mas a mulher que menstrua regularmente, que tem um intervalo mais ou menos fixo, que a maioria das mulheres costuma ser em torno de 28 a 30 dias, pode levar alguns dias para mais ou para menos entre os ciclos. Não tem problema, essas têm a confirmação só pela regularidade da menstruação que estão ovulando normalmente.
O período fértil acontece então bem no meio entre uma estação e outra. Ou seja, a gente chama de dia 11 o dia do primeiro fluxo menstrual ou seja, a data da última menstruação e a próxima menstruação. Vamos escolher uma mulher que tem um ciclo de 28 dias, vai acontecer no 28º e 29º de ovulação, então deve acontecer em torno do 14º ou seja, somente trocar cada quatro semanas a população costuma acontecer após duas semanas da última menstruação.
Agora a gente não consegue saber exatamente quando a ovulação aconteceu, e por isso se fala em semana fértil. Ou seja, alguns dias antes, em alguns dias depois da provável ovulação.
Existem vários aplicativos para smartphone que ajudam a reconhecer essa semana mais fértil. A mulher vai colocando os dias em que ela menstrua e o aplicativo projeta para as semanas seguintes o período dela mais fértil e a provável ovulação. Existem hoje em dia já são vendidos aqui no Brasil testes de ovulação também que a mulher pode fazer um teste urinário que indica quando ela está a provocar o ovo lo. Eles também são úteis, mas na minha opinião não são necessários para a mulher que tem um ciclo bem regular.
Existe também a curva de temperatura basal, que é antiga, mas funciona também, se feita adequadamente. Se a mulher todos os dias ao acordar de manhã cedo medir a temperatura corpórea e fizer um gráfico, a gente vai observar que nos dias que antecedem a ovulação essa temperatura tende a subir indo até atingir um pico no dia da ovulação e depois ela volta a cair. Isso também pode ajudar, no entanto não é tão necessário saber exatamente o dia em que a ovulação aconteceu porque o espermatozoide ele fica lá vivo viável dentro do organismo da mulher por algum tempo, até os dois a três dias aproximadamente. Então, se ela tiver relações nesse período a cada dois ou três dias mais ou menos, podendo até ser mais frequentes, é provável que ela vai conseguir cobrir o período mais fértil.
A gente recomenda também que os casais têm de lidar com isso com naturalidade, porque na prática, isso pode criar também um certo stress, uma obrigação em relação àquele período que pode ser bem desgastante para o relacionamento.
Outro aspecto importante é saber que não é fácil engravidar, por incrível que pareça. A chance por ciclo por mês é razoavelmente baixa, da ordem de 15 a 20 por cento de chances. A gente costuma dizer que é quase como jogar um dado todo mês, que tem que sair um número ruim, por exemplo, pode ser que saia de primeira e pode ser que demore bastante tempo. Mas essas informações são importantes porque se a mulher não tinha relações nesse período mais fértil, aí realmente a chance de ela ficar grávida vai ser muito baixo.
Nesse canal tem também outros vídeos com conteúdo relevante sobre gravidez, gestação e também assuntos diversos sobre ginecologia. Eu convido a se inscrever no canal, deixar seu like se foi interessante para você e um abraço até o próximo conteúdo.
Fonte: Quero Engravidar. Como Reconhecer o Período Fértil? por Dr. Igor Padovesi