Se você encontrou esse vídeo, certamente está com dor no pescoço. Pode ser que ela seja localizada ou irradiada para o braço e costas. E aí, o que a gente pensa? Será que ocorreu de disco? Neste vídeo, eu vou te mostrar alguns testes para você saber se está com hérnia de disco na cervical ou não. Mas antes disso, não esqueça de curtir e compartilhar e ativar o sininho para você receber as notificações.
Vamos lá.
Quando a gente está com dor, ou até mesmo sem dor, pensamos logo no pior e achamos que é uma hérnia de disco. Mas, na realidade, a minoria das pessoas terão a hérnia. A maior parte é decorrente de questões mecânicas, emocionais, relacionadas ao trabalho ou multifatoriais, que é o que mais acontece.
Os sintomas de hérnia vão depender do nível que ela está ocorrendo. Se for na parte superior da cervical, entre as vértebras C3 a C5, você vai ter uma sensibilidade na região do pescoço e por aqui do ombro. Mas se for na parte mais inferior da cervical, entre C5 a C7, os sintomas vão se manifestar no ombro e podem irradiar para o braço. Se irradiar para o braço, o mais comum é que se manifeste no polegar e indicador ou no dedo médio, dedo anular e mínimo.
E quais são esses sintomas? Bem, primeiramente, é o que pode ou não irradiar para o braço: dormência ou fraqueza, alteração da sensibilidade e dificuldade para levar o braço acima do ombro.
Agora, vou te mostrar quatro testes para matar essa dúvida.
1. Deite de barriga para cima e posicione o ombro para baixo. Agora, você vai rodar ele para lateral e para fora, virando a palma da mão para dentro e estendendo o punho lentamente, esticando o cotovelo. Se reproduzir os sintomas, já é o primeiro indicativo.
2. Agora, simplesmente gire o pescoço para os dois lados e observe se o movimento é reduzido do lado que a dor é sentida.
3. Você vai arranjar uma fita, ou lençol, e vai prendê-lo dessa forma. Vai posicionar seu pescoço de uma forma que ele vai estar sendo tracionado. Se os sintomas aparecerem quando você faz essa atração, é o terceiro indicativo.
4. Esse teste vai precisar que alguém te ajude. Vá sentar com a coluna reta, incline o pescoço para o lado da dor e peça para alguém posicionar os braços dessa forma. Depois, faça uma pressão de cima para baixo. Se provocar, já é o quarto indicativo.
Se os testes foram positivos e os sintomas combinam com o que eu falei, possivelmente é uma hérnia de disco na cervical. Mas não precisa se assustar, em torno de 60 a 70 por cento dos casos a hérnia retorna espontaneamente com exercícios direcionados e fisioterapia.
Fonte: 4 Testes Para Saber se Estou Com Hérnia de Disco Cervical por hifisio