Pular para o conteúdo

Transplante de pulmão: o que é e como é feito o procedimento.

Transplante de órgãos no Brasil

O Engenhão é um estádio que comporta milhões de pessoas, mas o número de candidatos a transplante de órgãos no Brasil é relativamente baixo. Muitas vezes, as pessoas não têm acesso à informação sobre a possibilidade do transplante ou perdem a janela de oportunidade por falta de conscientização. A fibrose pulmonar é outra doença que afeta milhares de pessoas, exigindo centenas de transplantes.

Transplante de pulmão

O transplante de pulmão é um procedimento complexo, pois o órgão a ser transplantado é duplo. Geralmente, a pessoa necessita do transplante devido ao comprometimento bilateral dos pulmões, mas há casos em que a doença é mais grave em apenas um pulmão. Nessas situações, é possível realizar um transplante bilateral, preferencialmente no pulmão mais comprometido.

Porém, em casos em que o paciente produz muito catarro, é necessário realizar o transplante duplo, devido à infecção que pode se espalhar rapidamente e causar complicações graves. É importante que as pessoas tenham acesso à informação e estejam conscientes sobre a necessidade do transplante de órgãos.

Fonte: Transplante de pulmão | Procedimento por Hcor