Cólicas menstruais: como lidar com elas
Olá, hoje vamos conversar sobre cólicas menstruais. Todas as mulheres passam por isso, especialmente na adolescência, quando ocorre a primeira menstruação. Durante o período menstrual, é comum sentir dores associadas às alterações hormonais do ciclo menstrual. Na maioria das vezes, cerca de 90% das adolescentes têm essas dores menstruais, portanto, é normal e faz parte da fisiologia de toda mulher.
Porém, devemos nos preocupar com a cólica menstrual quando ela é um pouco antes da menstruação, quando ela fica muito frequente e quando ela não passa com remédios para aliviar a dor. Mulheres acima de 30 anos que sentem cólicas durante o período menstrual e que ainda sentem a dor depois que a menstruação passa também precisam passar por uma avaliação médica. Nessa idade, é frequente o aparecimento de miomas que podem causar sangramento intenso e endometriose, que é uma doença inflamatória da pelve que causa dor pélvica.
Quando uma mulher na menopausa apresenta dores abdominais ou pélvicas muito semelhantes à cólica menstrual, deve-se fazer uma investigação médica. Se a dor estiver associada a um corrimento vaginal alterado, pode ser necessário avaliar possíveis tumores benignos ou malignos.
Em resumo, toda cólica é normal, mas depende da idade e da paciente. Cada mulher deve ser avaliada individualmente em relação à sua dor, e nem toda dor precisa causar preocupação. Visitar o ginecologista regularmente para fazer exames de rotina, o exame pélvico e o papanicolau é fundamental para garantir a saúde feminina.
As cólicas menstruais e as dores pélvicas podem causar infertilidade se não forem tratadas adequadamente. Dependendo da causa da dor, ela pode causar obstrução das trompas, diminuição da fixação do embrião, alterações da bexiga ou do intestino, aderências e problemas na região abdominal.
Fonte: Toda Cólica É Normal? Dor Pélvica Pode Causar Infertilidade? por Amato – Instituto de Medicina Avançada