Pós-operatório da cirurgia de varizes
Olá, sou Doutora Alexandra Matos, cirurgiã vascular do Instituto Amato, e hoje vou falar um pouquinho sobre o pós-operatório da cirurgia de varizes e o famoso “repouso relativo”.
Que o próprio nome diz, sendo relativo, dá margem a interpretações diferentes, né? Então, em primeiro lugar, sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico que a operou. Primeiro, porque existem grandes variações nas técnicas cirúrgicas, então não sei qual que foi realizada no seu caso.
Aqui, eu vou falar da cirurgia de incluindo um laser, que é a cirurgia com laser por dentro da veia, que é feita com anestesia local e sedação.
Repouso relativo
Um princípio geral de todas as cirurgias é que ficar imobilizado, ficar acamado por muito tempo é igual a risco de trombose. Então, a mobilidade precoce, voltar a se movimentar, é sempre desejável, a não ser que haja um impedimento para isso. E se houver, é necessário fazer algum outro meio de prevenção, profilaxia de uma trombose, desde medicação anticoagulante até o uso de meia elástica ou a bomba de compressão pneumática.
Falando do repouso, o ideal é sempre evitar ficar imóvel, parado, deitado na cama após uma cirurgia de varizes. Então, quanto eu posso caminhar? Quando eu posso voltar a caminhar?
No caso da cirurgia com laser, é recuperação rápida com sedação neste local e sedação e anestesia local. Não há necessidade de ficar imóvel na cama no pós-operatório. Deve-se voltar a caminhar o mais precocemente possível, fazendo as atividades diárias normais. Obviamente, no dia seguinte da cirurgia não vai correr uma maratona, não vai fazer academia, correr 10 quilômetros na esteira. O ideal é retornar às atividades normais lenta e progressivamente. Com uma semana, já deve-se estar bem próximo das atividades normais.
Aí, até quanto o que eu posso fazer normalmente? O corpo avisa. Então, se sentir alguma dor, se sentir o incômodo, é o corpo avisando que alguma coisa está errada e você exagerou um pouquinho. Então, nessa hora, deve-se fazer um repouso, deitar, colocar a perna pra cima e aguardar um pouquinho. Fazendo essas orientações, muitas vezes não é nem necessário o uso de medicamento é pra dor no pós-operatório.
Então, é sempre que possível voltar às atividades normais lenta e progressivamente. Usar meia acho que dá uma segurança e também é um fator de proteção da trombose venosa profunda. E regra não negociável é seguir as orientações do seu médico, que se forem diferentes da minha, podem estar baseadas em alguma outra técnica que foi realizada e não necessariamente na cirurgia com laser, com sedação e anestesia local.
Conclusão
Gostou das nossas orientações? Clique no sininho aqui e receba nossos vídeos assim que forem publicados. Curta nosso vídeo e compartilhe. Muito obrigado e até a próxima.
- Evite ficar imóvel
- Voltar a se movimentar é desejável
- Proteja-se contra a trombose venosa profunda
- Siga as orientações do seu médico
Fonte: Repouso relativo na cirurgia de varizes. O que é isso? por Amato – Instituto de Medicina Avançada