Pular para o conteúdo

Quando é necessário realizar cirurgia para câncer de próstata: opções robóticas e laparoscópicas.

A Próxima Técnica Radical: Colectomia Radical

A colectomia radical é a remoção da próstata, das vesículas seminais, assim como dos linfonodos que ficam ao redor da próstata, ou seja, na região pélvica. Essa cirurgia está indicada nos casos em que a doença está localizada na próstata.

Os homens que apresentam suspeita de câncer de próstata por terem um nódulo suspeito no toque retal ou porque foram submetidos a uma biópsia que mostrou câncer de próstata são candidatos a essa cirurgia.

Os exames de estadiamento, como a ressonância ou a cintilografia, devem ser normais, indicando que a doença está localizada. Além disso, o homem deve ter uma idade inferior a 75 anos e não ter nenhum outro problema de saúde sério que aumente o risco da cirurgia.

Existem basicamente três formas de proceder a essa cirurgia:

  • Cirurgia aberta: é uma incisão única abaixo do umbigo até a região do púbis, na próstata, o cirurgião manipula as suas pinças e com a sua própria mão remove a glândula.
  • Laparoscopia: é uma técnica minimamente invasiva, em que o cirurgião faz pequenos furos no abdome e, através destes canais de acesso, dentro dos pinças, manipula as pinças e remove a próstata.
  • Sistema robótico: é uma evolução da técnica laparoscópica, em que o cirurgião utiliza um sistema robótico para manipular as pinças, conferindo-lhe uma visão tridimensional do campo cirúrgico, o que pode ter impacto no ponto de vista de função, como a possibilidade de uma recuperação mais rápida da continência urinária e da potência sexual.

A recuperação dessa cirurgia depende muito da técnica empregada, mas já é possível ter uma internação hospitalar de um a dois dias. A utilização de uma sonda que fica introduzida através do pênis até a bexiga durante um tempo variável de 7 a 14 dias na cirurgia robótica, até duas a três semanas na cirurgia aberta, e pode necessitar, em casos raros, de transfusão sanguínea.

Infelizmente, esses números melhoraram nas últimas décadas, e a transfusão de sangue durante uma cirurgia prostática é um fenômeno relativamente raro.

Esperamos que essas informações tenham sido úteis para você se manter cada vez mais informado a respeito do câncer de próstata. Não esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares. Vamos juntos nessa luta contra o câncer de próstata.

Fonte
Quando a cirurgia para o câncer de próstata é necessária? | Cirurgia Robotica & Laparoscópica por Dr. Bruno Benigno – Urologista e Oncologista – SP