Thyroid: onde se localiza e qual o papel dela no nosso corpo
Inicialmente, gostaria de esclarecer onde a tireoide se localiza, pois boa parte dos pacientes costumam achar que a glândula está na garganta. A tireoide está localizada no pescoço, abaixo da caixa de voz (a laringe), que nós percebemos através do pomo de adão. Ela abraça a traqueia, que é o tubo por onde o ar passa da garganta para os pulmões. Além disso, a tireoide é responsável por produzir hormônios fundamentais para o corpo e lançá-los no sangue. Esses hormônios são essenciais porque interferem em vários controles do organismo, como os batimentos cardíacos, a temperatura do corpo e o metabolismo, que são reações químicas necessárias para o funcionamento do corpo como um todo. Essas funções podem ficar rápidas ou lentas, a depender da quantidade dos hormônios 3D anos. Portanto, quando estão em falta ou em excesso, o corpo inteiro sente.
Quando se indica a cirurgia de tireoide? Ela está indicada nos casos de câncer que podem se manifestar nos nódulos, por exemplo. Além disso, quando a tireoide tem um aumento do seu volume, é o que chamamos de bócio. E também em alguns casos de nódulos benignos de tamanho grande, associados a sintomas de compressão no pescoço. São situações em que nós também indicamos a cirurgia. Vale lembrar que alguns casos de inflamação da tireoide que levam ao hipertireoidismo são candidatos a ter a economia também.
E quais os detalhes sobre a cirurgia que são importantes de serem lembrados? Bem, a cirurgia é realizada sob anestesia geral, utilizando ventilação mecânica e um tubo de desvinculação através da garganta, o que permite dizer que trata-se de uma estratégia muito segura. A técnica cirúrgica em si consiste em um campo pequeno, com um corte de alguns centímetros na região central do pescoço, abaixo do pomo de adão. A depender do caso, pode ser removido um lobo, uma parte da tireoide ou ela inteira. Pode ser utilizado também um dreno para coletar secreções de leite cirúrgico, que normalmente é retirado nas primeiras 12 a 24 horas após a cirurgia. A ferida cirúrgica é fechada com o ponto central de técnicos que são pontos que não costumam aparecer na pele, e um curativo no local é utilizado por alguns dias.
Um detalhe importante é sobre a voz. Costumamos monitorizar o nervo responsável pela movimentação das pregas vocais durante a cirurgia. Esse risco de o paciente ter alguma consequência cirurgia de tireoide costuma preocupar bastante antes da cirurgia. No pós-operatório, ele requer cuidados especiais, sendo habitualmente os pacientes queixando-se de um pouco de dor, mas muito pouco. Normalmente, nós prescrevemos analgésicos simples. A alta hospitalar costuma ser breve. Após a cirurgia, a maioria dos pacientes recebe alta no dia seguinte à cirurgia, algumas vezes nem completando 24 horas de internação. Além do analgésico, costumamos prescrever também suplementos de cálcio e reposição do hormônio tireoidiano.
Fonte: Tireoidectomia – Cirurgia de Tireoide por Cirurgia da Face