Pular para o conteúdo

Visualizando hérnia de disco através da ressonância magnética.


E como verificar a hérnia de disco na sua ressonância magnética? É sobre isso que vamos falar neste vídeo.
Olá, meu nome é João Bergamask, ortopedista da Clínica Tô Ali, e vou mostrar neste vídeo como saber se você tem hérnia de disco na sua ressonância magnética.
O exame completo da ressonância da coluna vem com muitas imagens. Alguns exames são em filmes, outros são em papel, e mais recentemente os laboratórios têm enviado em mídia digital.
Se pegarmos o exame completo da ressonância da coluna lombar, por exemplo, encontramos dois tipos de imagens. A primeira imagem é como se a gente cortasse a coluna ao meio e vice-versa, é uma visão lateral da coluna. A segunda imagem é como se a gente fatiasse a coluna em rodelas e vice-versa, de baixo para cima.
Esses são os dois tipos principais de imagens que toda a ressonância da coluna tem. O primeiro passo para você ver no seu exame se você tem hérnia de disco é começar pelo mais fácil e colocar a imagem da coluna contra a luz. Nós temos um negatoscópio, mas podemos utilizar qualquer tipo de luz.
Atenção agora para a aula de anatomia. A coluna é formada por vértebras, que são esses pequenos quadrados um em cima do outro. Entre uma vértebra e outra, temos o disco. O disco funciona como amortecedor e absorve todo impacto dessa região. Além disso, o disco permite que haja movimento entre as vértebras. Imagine só se uma vértebra fosse totalmente colada na outra; sem o disco, nossa coluna seria basicamente um bambu sem movimento.
E agora a informação mais importante deste vídeo: o disco deve estar localizado exclusivamente entre duas vértebras. Não pode vazar nem para frente nem para trás. Quando alguma parte do disco vaza do seu local de origem, isso é a hérnia de disco, e nós conseguimos identificar facilmente nas imagens.
Trouxe um exemplo aqui para vocês treinarem comigo. Então, disco bom, disco bom, descubram disco mais escuro que os demais e com um pedaço que vazou. Eles aqui é a hérnia de disco. Alguns outros termos, como protrusão e abaulamento, podem ser usados no lugar de pequenas hérnias.
Se você está tendo sintomas e encontra alguma dessas alterações na sua ressonância, procure um especialista da Clínica Tô Ali e faça uma avaliação mais detalhada.
Se gostou dessa nossa conversa, não esqueça de curtir este vídeo e compartilhar com algum familiar ou amigo com problemas na coluna. E não esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo. Teremos o prazer de responder. Nos siga nas redes sociais e até o próximo vídeo.
Fonte: Como ver a hérnia de disco na ressonância magnética por Clínica Atualli