Pular para o conteúdo

CESÁREA: QUANDO É NECESSÁRIA? – DOUTOR GILBERTO MELLO EXPLICA

Podemos ter 100% de parto normal, mas não é possível garantir essa porcentagem, uma vez que existem gestações de alto risco. Em situações em que a posição do bebê fica muito complicada, como quando ele está atravessado, é necessário optar pela cesárea. Em condições de risco à mãe ou ao bebê, a cesárea também pode ser a única opção.

Infelizmente, há situações em que o fluxo sanguíneo para a placenta é comprometido, causando falta de nutrientes e oxigenação para o bebê. Quando isso acontece, é preciso realizar uma cesárea para garantir a saúde do bebê e da mãe.

Mesmo sabendo que há dificuldades e situações de risco, é importante valorizar e se preparar para um parto normal. É possível ter sucesso em até 80% dos casos, sendo um terço deles fáceis, um terço de média dificuldade e um terço difíceis. É importante lembrar que a cesárea também pode ser uma opção viável e necessária em algumas situações.

Não se deve criar uma frustração ou pressionar a gestante a ter um parto normal, mas sim oferecer todo apoio necessário em qualquer decisão. Seja parto normal ou cesárea, é importante que a mãe esteja em paz com sua escolha e tenha um bom atendimento e suporte durante o nascimento.

Para tornar a cesárea uma experiência mais agradável, são utilizados métodos como passar o bebê por um pano limpo antes de entregá-lo à mãe logo após o nascimento. A presença do companheiro também é incentivada, proporcionando um momento de celebração do nascimento do bebê.

Fonte: QUANDO A CESÁREA É NECESSÁRIA? | PALAVRA DO ESPECIALISTA #56 COM GILBERTO MELLO por Grão de Gente