Pular para o conteúdo

Câncer peniano relacionado ao HPV: Causas, sintomas e tratamentos.


Olá amigo internauta! Hoje gostaria de debater com você o seguinte assunto: a presença do vírus HPV e o desenvolvimento do câncer de pênis. É bom lembrar que o HPV é uma doença sexualmente transmissível e está presente em 50% dos homens sexualmente ativos.
Já o câncer de pênis não é tão frequente, sendo considerada até uma doença rara. Mas os pacientes que apresentam o câncer de pele de pênis, muitas vezes, estão associados à falta de higiene e também à presença do HPV.
Porém, a incidência de câncer de pênis é muito pequena e não é preciso alarmar as pessoas relacionando o HPV ao desenvolvimento deste tipo de câncer. Por exemplo, na região Sudeste do Brasil, é mais frequente a incidência de câncer de pênis, mas no Norte e Nordeste, a incidência é menor, provavelmente, relacionado ao desenvolvimento socioeconômico.
Quando falamos em HPV em mulheres, está diretamente relacionado ao câncer de colo do útero. Este câncer é frequente e a prevenção pode ser realizada por meio do preventivo, o conhecido exame de Papanicolau de rotina.
Enquanto isso, para o homem, não existe um preventivo específico para o câncer de pênis. O prevenção é direcionado a casos de câncer de próstata que apresentam uma frequência maior e tem maior incidência.
O HPV está associado ao câncer de pênis e, se você tem lesões, já é um alerta para o surgimento deste tipo de câncer. Por isso, é importante tratar com cauterização. Para mulheres, que estão tendo muita infecção pelo HPV, é importante fazer a cauterização. Para homens, normalmente, é necessário uma indicação do ginecologista para ser submetido ao procedimento de peniscopia.
Além disso, existe a vacina por HPV, disponível tanto para meninos e meninas na rede pública. Homens com mais idade também podem tomar essa vacina quadrivalente.
Em relação ao câncer de pênis, é importante fazer a sua parte e não deixar acumular sujeira e esmegma na região, pois isso pode acabar gerando problemas de saúde e falta de higiene é, na grande maioria dos casos, a causa principal do câncer de pênis.
Então, cuide da sua saúde e não entre em desespero achando que está virando um câncer de pênis só porque foi diagnosticado com HPV. Não é a regra e é muito raro o desenvolvimento deste tipo de câncer, mas é preciso ficar atento.
Fonte: HPV e o câncer peniano. O quão grave isso é? por Urologia Especializada BH