Pular para o conteúdo

Câncer de Próstata: Perguntas para o médico após biópsia positiva.

Diagnóstico de câncer de próstata

Olá! Seja bem-vindo a mais uma vez. Hoje, vou falar sobre um dos temas mais difíceis na oncologia: o momento de dar notícia por paciente que acabou de fazer uma biópsia de próstata e no caso aqui por causa de próstata e que o diagnóstico foi positivo.

Em geral, essa preocupação dos homens com câncer de próstata começa desde a época do preventivo, quando o detecta um potencial pouco alto e o urologista solicita uma biópsia da próstata. Nesse momento, as dúvidas surgem.

Eu já fiz alguns vídeos abordando os passos de uma biópsia de próstata, os riscos e benefícios, mas hoje vou abordar uma próxima etapa: quando esse homem já recebeu o diagnóstico.

Surgem várias dúvidas. A principal delas é que, na maioria das vezes, esses homens não têm nenhum sintoma. A encher um para o médico questionando quais são os possíveis sintomas que ele poderia sentir em relação à doença. Oitenta por cento dos homens que detecta o câncer de próstata não senti absolutamente nada. Mas é muito comum em homens acima de 50 anos um desconforto para urinar leve, o jato mais fraco, acordar mais vezes durante a noite. Isso às vezes pode ser confundido com câncer de próstata. Mas a mensagem é: maioria das vezes, câncer de próstata não causa nenhum sintoma. Só em vinte por cento dos casos esses sintomas urinários obstrutivos podem estar relacionados à doença.

Quando você pega uma biópsia de próstata com o laudo adenocarcinoma, o mais importante, uma das informações mais importantes, é a nota de Grissom, que nada mais é do que a agressividade da doença. Isso está discriminado muito destacado em cada fragmento e esse Grison que é uma agressividade que vai de duas até dez. E geralmente é usado para categorizar para dividir a doença em três grandes grupos: aqueles homens que tem a doença até 6, de 2 a 6 são enquadrados como câncer de próstata de baixo risco; aqueles que têm a doença de agressividade 7, com risco intermediária; e de 8 a 10 de alto risco.

O que que essa informação importante com agressividade da doença? Seu médico vai calcular a extensão da doença, chamado estadiamento da doença. Pode ser detectada na fase inicial, onde ela só está restrita na próstata, ou no estádio mais avançado, onde ela já circula no sangue inteiro e já comprometeu os ossos e outros órgãos.

A escolha do melhor tratamento vai se basear basicamente em três pilares:

  • A idade desse homem e as condições de saúde que ele tem.
  • Qual agressividade da doença?
  • A extensão da doença.

Essas são as principais informações que um laudo de biópsia de próstata nos traz e são informações muito relevantes que vão ser combinadas com exames de imagem com a cintilografia e a ressonância magnética para que se o urologista ou seu oncologista consiga montar um panorama e propor a melhor estratégia de tratamento individualizado em cada caso.

Espero mais uma vez que estas informações tenham sido úteis e nós da Clínica Orion estamos à disposição. Muito obrigado mais uma vez e até a próxima.

Fonte
Minha biópsia deu Câncer de Próstata | E agora? O que perguntar ao seu médico? por Dr. Bruno Benigno – Urologista e Oncologista – SP