Pular para o conteúdo

Como diagnosticar o câncer de próstata: exames e procedimentos

Exames para diagnóstico do câncer de próstata

No primeiro vídeo, nós abordamos o que é o câncer de próstata e quais são os principais fatores de risco para o paciente. Pelo câncer de próstata, nesse 2º bloco, nós vamos abordar quais os principais exames para se chegar a um diagnóstico do câncer de próstata.

O que é o PSA?

O PSA é uma proteína produzida exclusivamente pela próstata em condições normais e, em condições patológicas, é encontrado aumentado no câncer de próstata, no aumento benigno da próstata (hiperplasia prostática benigna), em alguns casos como quando o paciente ainda muito de bicicleta, ele tem um aumento transitório dos níveis de próstata. Após as relações sexuais, também ocorre aumento transitório e, no caso das infecções/inflamações na próstata que são as prostatites.

Qual o valor do PSA significativo para o câncer de próstata? Geralmente, um valor de 4 nanogramas por ml no sangue é considerado um valor significativo. Nós sabemos que valores entre 2,5 e 10 são valores intermediários de suspeição. Valores acima de 10 já têm uma forte suspeição e valores do PSA acima de 20, com certeza, aquele paciente vai ter um câncer de próstata. Mas nós sabemos também que 15% dos pacientes vão apresentar o PSA completamente normal e podem ter o câncer de próstata. Geralmente, quando o PSA está aumentado, o médico indica o exame de controle após algum tempo e, se persistir, uma biópsia.

Se a dosagem do meu PSA é normal, eu preciso fazer um toque retal? Essa é uma questão bastante frequente entre os homens e a resposta é sim. Eles são exames complementares. Como eu já disse anteriormente, cerca de 15% dos homens pode apresentar o câncer de próstata com o PSA completamente normal e o toque retal vai fornecer informações extremamente importantes, como o tamanho da próstata, a sua consistência, se será endurecida ou não e a presença de nódulos do interior da próstata. Não sabemos também que homens com o PSA entre 2,5 e 10 e um toque retal normal têm apenas 20% de chance de ter um câncer de próstata, ao passo que homens com essa dosagem de PSA e um toque retal alterado têm 80% de chances de ter um câncer de próstata. O toque retal é rápido. Sim, o toque retal é extremamente rápido. Ele dura de cinco a dez segundos e, apesar de extremamente temido pelos homens, ele não causa dor, apenas um leve desconforto.

Como deve ser feita então a prevenção?

Geralmente, o médico vai indicar um toque retal e dosagem do PSA no sangue a partir dos 50 anos, isso se o paciente não tem nenhum histórico familiar importante ou se não é da raça negra. Agora, quando o paciente tem familiares de primeiro grau com câncer de próstata ou se o paciente é da raça negra, esses exames devem ser feitos a partir dos 45 anos de idade.

PSA elevado e o toque retal alterado, o que fazer em seguida? Nestes casos, é indicado uma biópsia transretal que é um procedimento simples, feito sob anestesia em consultório. Então, é inserido uma sonda pelo reto do paciente, onde é acoplada uma agulha que são colhidos fragmentos da próstata e esses fragmentos, ao serem submetidos a uma análise posterior, confirmam o diagnóstico do câncer de próstata.

Bom, é isso por esse vídeo. Acompanhe os nossos vídeos do nosso site para maiores informações sobre a sua saúde. Se gostou, dê um like, comente e não se esqueça de ativar o sininho para receber informações sobre vídeos novos. OK?

  • PSA é uma proteína produzida exclusivamente pela próstata
  • O PSA é encontrado aumentado no câncer de próstata, no aumento benigno da próstata, em alguns casos como quando o paciente ainda muito de bicicleta, após as relações sexuais e no caso das infecções/inflamações na próstata que são as prostatites.
  • Valores entre 2,5 e 10 são valores intermediários de suspeição.
  • Valores acima de 10 já têm uma forte suspeição e valores do PSA acima de 20, com certeza, aquele paciente vai ter um câncer de próstata.
  • 15% dos pacientes vão apresentar o PSA completamente normal e podem ter o câncer de próstata.
  • Homens com o PSA entre 2,5 e 10 e um toque retal normal têm apenas 20% de chance de ter um câncer de próstata, ao passo que homens com essa dosagem de PSA e um toque retal alterado têm 80% de chances de ter um câncer de próstata.
  • Geralmente, o médico vai indicar um toque retal e dosagem do PSA no sangue a partir dos 50 anos, isso se o paciente não tem nenhum histórico familiar importante ou se não é da raça negra. Agora, quando o paciente tem familiares de primeiro grau com câncer de próstata ou se o paciente é da raça negra, esses exames devem ser feitos a partir dos 45 anos de idade.

Fonte
Câncer de Próstata – Exames para Diagnóstico por Clínica Viver de Imagens Médicas em Brasília