O câncer de estômago é um câncer da pele no estômago, na maioria das vezes da mucosa do estômago, a parte que cobre por dentro e é chamado de adenocarcinoma. Existem fatores de risco como cigarro, relação com infecção pela bactéria H. pylori e alimentação, como carnes processadas, comida com muito teor de gordura e álcool. Por outro lado, uma boa alimentação com frutas e verduras e limitação de carnes vermelhas pode prevenir o câncer de estômago.
O principal exame para diagnóstico do câncer de estômago é a gastroscopia com biópsia, enquanto os sintomas específicos são a sensação de empachamento e eventual perda de peso, embora esses sintomas possam ser causados pelo câncer de estômago ou por uma gastrite, por isso é importante que o médico avalie qualquer coisa diferente no corpo.
O tratamento para o câncer de estômago inclui cirurgia, que é curativa em casos pequenos e pode ser seguida de quimioterapia. A quimioterapia ajuda na cura e pode ser feita antes ou depois da cirurgia. Alguns esquemas de quimioterapia incluem o Flot, que é um pouco pesado, mas tem um efeito benéfico em relação às outras quimioterapias em termos de aumento da chance de cura. Em casos de metástase, é possível fazer esquemas de tratamentos diversos com quimioterapias sequenciais.
É importante ressaltar que os tratamentos são adaptáveis, e podem ser alterados em decorrência dos efeitos colaterais, resistência do tratamento ou mudança da doença.
Fonte: Dr Felipe Ades- Câncer de estômago: fatores de risco, sintomas e tratamento por Dr. Felipe Ades MD PhD