Pular para o conteúdo

Cálculo na vesícula biliar: sintomas, causas e tratamento.

Saudações! Neste vídeo, o médico radiologista e sua equipe abordam o tema muito frequente de cálculo biliar ou colecistite na área da saúde. No vídeo anterior, foi apresentada a operação normal da vesícula biliar. Portanto, é importante assistir ao vídeo anterior. Agora, neste vídeo, iremos mostrar o cálculo biliar, também conhecido como colelitíase.

Nesta imagem, temos um corte longitudinal da vesícula biliar. Observe a parede da vesícula biliar e o conteúdo líquido da bile. Aqui, podemos ver uma imagem nodular que é branca e apresenta sombra acústica posterior. Posteriormente, há uma sombra acústica exatamente na direção da incidência, causada pelo cálculo. Ele deixa uma sombra posterior devido à reflexão e não consegue passar através do órgão. Isso resulta nesse aspecto de sombra que é muito típico do cálculo biliar.

Normalmente, se movermos o paciente ou mudarmos sua posição para qualquer outra posição, esse cálculo mudará de posição também. Esta imagem não é apenas sobre cálculo biliar, mas a maioria esmagadora dos cálculos apresentará uma imagem semelhante à imagem genérica com a sombra acústica posterior.

Aqui temos outro caso em que há uma condição de vínculo familiar e dois cálculos dentro da vesícula biliar. Dentro da luz da vesícula, a imagem é branca e com sombra acústica posterior. Observe que esse cálculo tem superfície lamelada e a sombra acústica posterior.

Nesta outra situação, temos múltiplas imagens eco gênicas com uma enorme sombra acústica posterior. Isso é causado por inúmeros cálculos depositados na região gravitacional dependente da vesícula biliar. Esses cálculos se movem nessa localização à medida que você muda a posição do paciente para lateral.

Aqui temos outra situação em que a vesícula biliar está parcialmente contraída. Observe a parede e o conteúdo da vesícula biliar. As imagens apresentam algumas sombras bem definidas e uma sombra curta mal definida, mas, no geral, nessa região, são incontáveis cálculos que quase a preenchem completamente.

O ultrassom é um exame excelente e espetacular para avaliação da vesícula biliar e das vias biliares. Ele mostra com muita facilidade a imensa maioria dos cálculos biliares.

Obrigado por assistir ao nosso vídeo e até o próximo!

Fonte: Colelitíase por Jezreel