Pular para o conteúdo

Cãibras durante o sono: como lidar e prevenir.


Olá! Interromper o sono por causa de cãibras é muito desagradável. Por isso, nesse vídeo, mostramos como se livrar desse problema sem graça. As cãibras são contrações involuntárias e repentinas dos músculos, que podem provocar muita dor. Geralmente, ocorrem nas pernas e deixam visíveis os músculos e tendões contraídos. É comum ter cãibra ao dormir porque é um longo período de mobilidade do corpo, que torna a circulação do sangue mais lenta e pode provocar espasmos musculares.
Uma das principais causas é a desidratação, por isso hidrate-se bem! Isso facilita as contrações e relaxamento das fibras musculares e dos tendões, diminuindo assim a possibilidade de espasmos. Cãibras não têm cura, mas são ocasionais, duram poucos minutos e desaparecem espontaneamente. Sabia que com alguns cuidados simples é possível prevenir as crises?
Além da hidratação, faça exercícios de alongamento antes de se deitar. E atenção na alimentação, pois a carência de alguns sais minerais pode provocar cãibras frequentes. Consuma alimentos ricos em potássio, como abacate e banana, os de alta tem outro, e magnésio, como a veia e as frutas oleaginosas, e os ricos em cálcio, como leite e queijos.
Quando houver manifestações de cãibras, o ideal é alongar e massagear com movimentos circulares o músculo em espasmo. Isso promove o relaxamento da musculatura e o alívio da dor. Para cãibras nas pernas, é necessário ficar em pé, colocar o peso do corpo sobre a perna comprometida. Se não for possível ficar de pé, sem se explique a perna e puxe os pés para trás, ou com a mão ou com a ajuda de uma toalha. E se o espasmo for na panturrilha, fique em pé, apoiando-se sobre a perna que dói, e dobre levemente o joelho. Se for na coxa, mantenha as duas pernas retas e incline o corpo para frente, após para não perder o equilíbrio.
A aplicação de calor no local também favorece o relaxamento dos músculos. Use uma toalha morna ou uma bolsa de água quente sobre a região tensionada. E, para aliviar a dor residual, faça compressa fria.
Sabia que beber água tônica é eficaz contra cãibras? É que a bebida contém quinino e ajuda os músculos a retornarem ao estado normal. Por fim, se as cãibras forem muito recorrentes, consulte-se com um reumatologista para investigar se vocês fazem vocês estão ou não associados a doenças sistêmicas. Agora você já sabe como se livrar das cãibras durante o sono. Gostou das dicas? Então se inscreva nesse canal e deixe seus comentários. Obrigado!
Fonte: Como lidar e se livrar das cãibras durante o sono por Desanuviá