Pular para o conteúdo

Dor pélvica na gravidez: causas e tratamentos.

Música

Você sabe qual é o tamanho de um útero normal, ou seja, um útero não gravídico de uma mulher? Em média, ele pode variar de tamanho, mas, em geral, é pequeno, muitas vezes menor que o tamanho de um punho fechado.

Ao longo da gestação, ele vai aumentando e as fibras vão distendendo. Com 20 a 22 semanas, ele já está desse tamanho grande. Nessa fase, a musculatura e as fibras nervosas podem doer, mas isso não significa necessariamente uma infecção.

O útero é um órgão muscular que foi de um tamanho para este tamanho, e a gente não sente nada. É muito raro que seja inocente. O que a gente tem que ficar atentos são sinais que façam nos pensar que esta dor em baixo ventre pode ser uma infecção e não somente a dor de extensão das fibras musculares do nosso útero.

Quais são esses sinais? Um dos sintomas muito comuns é a presença de sintomas urinários, como ardência para fazer xixi e aumento da frequência urinária, mais do que é habitual. Outro sintoma é a febre, que sempre deve ser monitorada durante a gestação. Além disso, a dor que não alivia com nada é um sinal de alerta.

A dor em baixo ventre é muito comum durante a gestação, e é muito difícil uma grávida chegar até o final da gestação sem senti-la. Porém, se você tem qualquer dúvida, procure seu obstetra ou então uma emergência que possa lhe ajudar.

Fonte: Dor pélvica ou “no pé da barriga” na Gravidez por florescer mulher ginecologia

Marcações: