Pular para o conteúdo

Benefícios do INSS para Tuberculose Ativa

E deixar o primeiro vídeo de uma série sobre doenças graves que dão direito ao benefício do INSS sem exigir carência do segurado. Claro que cada caso tem que ser analisado e estudado e deverá passar pela perícia do INSS. Mais uma coisa importante que você vai observar nessa série de vídeos que estamos fazendo é que para ter acesso ao benefício não basta comprovar a doença grave, mas também demonstrar a incapacidade para o trabalho. Hoje vamos falar sobre tuberculose ativa. Quem passa por essa difícil situação pode ter acesso a auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, dependendo sempre da análise de um médico perito.

Entenda como essa doença acontece e suas particularidades diante do pedido de benefício do INSS:

  • A tuberculose, segundo a Organização Mundial da Saúde, é tida como principal fator de morte por um único agente infeccioso no mundo, acima inclusive da HIV-Aids.
  • Pessoas muito jovens ou idosas estão entre as faixas etárias com maiores chances de contrair tuberculose, com destaque para homens devido a fatores de risco serem mais predominantes no sexo masculino, como infecção por HIV, alcoolismo, tabagismo e dependência de drogas. Pessoas com menor defesa natural terão mais chance de se contaminar.
  • A tuberculose se distingue em dois tipos: tuberculose latente e ativa. Quando ela está latente, é não contagiosa. As bactérias permanecem no corpo no estado inativo e não causam sintomas. É importante levar o tratamento. Depois, tuberculose latente pode se tornar uma tuberculose ativa.
  • Para a situação da tuberculose ativa, existe o contágio a outras pessoas, mesmo sem saber que está doente. O paciente pode contaminar de 10 a 15 pessoas por ano, através da fala, da tosse, do espirro. Depois de 15 dias do início do tratamento, a pessoa não transmite mais a doença. Lembrando que é possível prevenir a tuberculose tomando a vacina BCG.
  • Os sintomas clássicos são perda de peso, falta de apetite, febre, tosse e escarro com sangue, suor e da noite.
  • Tanto pacientes com tuberculose ativa quanto qualquer outra pessoa que seja segurado pelo INSS e tenha alguma outra doença que impossibilite de exercer a atividade para suprir os próprios tempo deve ser avaliada. Pois é grande a chance essa pessoa terá acesso onde é difícil do INSS. Pode ser que o segurado tenha direito ao auxílio-doença, aposentadoria por invalidez. Lembrando sempre que vai depender da análise do médico perito, apresentação de laudos, entre outros detalhes.
  • E se houve diagnóstico de tuberculose latente, siga o tratamento corretamente. Mas se o diagnóstico foi de tuberculose ativa, além de seguir o tratamento à risca, é importante que você procure seus direitos. Se você conhece alguém que está nessa condição ou se você está passando por essa situação difícil, entre em contato com a Via Breve.

O telefone é o 1925 1980 90. Esse número também é o WhatsApp, então pode mandar áudio. Se você acha mais fácil só responder rapidinho, tá? Se você ainda não conhece a Via Breve, eu te convido a entrar no site que é o www.viabreve.com.br. Lá você tem tudo sobre nós e também pode ter bastante acesso a conteúdo nas nossas redes sociais. Confere lá. A gente se vê em breve e um grande abraço.

Fonte: Tuberculose ativa, quais Benefícios do INSS eu tenho direito? por ViaPrev