Uma cirurgia inovadora foi realizada ontem em Rio Preto. A técnica foi utilizada para corrigir uma má formação na parede abdominal de uma criança que havia acabado de nascer.
Bem bacana essa matéria, a gente acompanha aqui o beijo da mãe na pequena Ingrid. Rafael é carregado de emoção e alívio. A criança nasceu com uma doença chamada gastrô-15 e tinha acabado de passar por um procedimento cirúrgico pioneiro no país. Na gastronomia-15, o intestino é disposto em contato com o líquido amniótico enquanto o feto ainda está no útero. A doença grave pode causar mortalidade em 15% dos casos.
O procedimento realizado em Rio Preto para corrigir o problema foi criado por um médico argentino que esteve na cidade para acompanhar de perto a cirurgia. Segundo o médico, o procedimento não oferece nenhum risco nem para a mãe nem para o bebê e não tem complicações. Esse procedimento não pense assim em novembro de 2005.
A vantagem dessa técnica é que a criança continua ligada à mãe após o nascimento, por meio do cordão umbilical e da placenta, por onde a anestesia é aplicada. Dessa forma, o medicamento não precisa ser injetado diretamente no bebê. Outro ponto positivo é que a recuperação é mais rápida.
Nós atingimos duas metas: primeiro, a criança teve um tratamento mais gentil, antecipando o tratamento dela com a redução da patologia, e segundo, a permanência hospitalar deve diminuir consideravelmente.
A doença pode ser detectada nos primeiros meses de gestação para que a técnica possa ser aplicada. É necessário que o acompanhamento comece logo após a descoberta. Esse acompanhamento é fundamental. É importante deixar claro que não é qualquer paciente com essa nova formação que será bem-sucedido por essa técnica e, no caso dessa paciente, foi acompanhada semanalmente e, dessa forma, através de algumas medidas bastante específicas, algumas questões particulares dessa má-formação, nós conseguimos programar o parto para uma ocasião bastante oportuna.
A cirurgia já é considerada um sucesso. Em pouco tempo, a pequena Ingrid poderá ir para casa e deve levar uma vida totalmente normal.
Bem bacana em toda a história do Hospital de Base. A gente sabe que muitos especialistas que atuam no HB Rio Preto com certeza merecem todo o respeito de todo o destaque, afinal fazem um trabalho brilhante e trazendo técnicas bastante inovadoras.
Fonte: HB de Rio Preto realiza cirurgia inédita em recém-nascido por SBT no interior