Pular para o conteúdo

Aprenda sobre Tomografia Computadorizada de Embolia Pulmonar TEP – Vídeoaula de Radiologia.


Saudações! Meu nome é Jesus Réus, o médico radiologista. Neste vídeo destinado a profissionais da área de saúde e estudantes, vamos conversar sobre embolia pulmonar.
Sabemos que a tomografia computadorizada do tórax com contraste, principalmente com a técnica de angiografia das artérias pulmonares, é um exame muito sensível e específico para embolia pulmonar. Vamos entender aqui como funciona a tomografia com contraste na pesquisa da embolia pulmonar.
Aqui temos o desenho de um vaso no corte longitudinal e aqui temos o desenho do mesmo vaso no corte transversal. Quando você injeta um contraste iodado, ele vai preencher a luz do vaso por onde está circulando no sangue. Em condições normais, o contraste iodado preenchendo a luz do vaso é visto no plano longitudinal e aqui visualizado no plano transversal. Esse vaso cortado transversalmente fica assim:
– Um vaso normal completamente preenchido por contraste, já que vasos contendo falhas de enchimento na sua luz, observadas no corte transversal, são vasos com trombo.
– Na situação da embolia pulmonar, nos cortes, haverá falhas de preenchimento, inclusive com uma falha mais densa, causada pelo trombo, do que a região ao redor desta.
– Felizmente, para o diagnóstico de embolia pulmonar pela tomografia, é simples de avaliar. Entretanto, é necessário que o vaso esteja bem cheio de contrastes. Isto é: a técnica necessariamente tem que ser feita com contrastes e no uso e com contraste em volume suficiente, injetado em uma velocidade suficiente e feito o corte com a técnica adequada para identificarmos exatamente o vaso cheio e o vaso com falha de enchimento.
Observe que na certa, um vaso normal completamente preenchido por contraste, já que vasos contendo falhas de enchimento na sua luz, que correspondem a um trombo, ficam escuros. Essa é a falha de preenchimento que faz o diagnóstico da embolia pulmonar pela tomografia.
Como você percebe, é simples de avaliar. Entretanto, é necessário que o vaso esteja bem cheio de contrastes. Isto é, a técnica necessariamente tem que ser feita com contrastes e no uso e com contraste em volume suficiente, injetado em uma velocidade suficiente e feito o corte com a técnica adequada para identificarmos exatamente o vaso cheio e o vaso com falha de enchimento.
Observe que na certa, um vaso normal completamente preenchido por contraste, já que vasos contendo falhas de enchimento na sua luz, que correspondem a um trombo, ficam escuros. Essa é a falha de preenchimento que faz o diagnóstico da embolia pulmonar pela tomografia.
Nosso objetivo neste vídeo é mostrar as imagens típicas de embolia pulmonar vistos na tomografia de tórax com contraste e a possibilidade de você fazer a reconstrução nip para melhorar a apresentação desse achado.
Acredito que possa ser útil a você assistir esse vídeo no qual demonstramos técnicas de realização da angiografia das artérias pulmonares.
Então, nesse vídeo é isso. Obrigado e até o próximo.
Fonte: Videoaula RADIOLOGIA – Tomografia computadorizada Embolia pulmonar – TEP por Jezreel