Pular para o conteúdo

Ansiedade: Conheça 5 Dores Comuns que Podem Ser Causadas por Ela.


Bom, vamos lá, pessoal. Muita gente tem perguntado se os transtornos de ansiedade podem causar dor. A dor pode ser causada por múltiplos fatores. Toda vez que agente, como eu e você, que muitas vezes não têm uma doença crônica, imagina duas situações bem momento antes: de uma vez nesse jogo de bola, você fez uma coisa e tomou uma pancada. O envelhecimento também pode ser um tipo de dor inevitável, seja articular, lombar, quadril ou ombro. Nossas articulações se desgastam com o tempo. E tem pessoas que têm enxaqueca.
Mas normalmente algumas pessoas elas têm quadros de dor que são associados a outras doenças psicológicas, envolvendo essa parte da mente. É um pouco diferente, mas vocês têm que entender que nosso centro da dor tá no cérebro. E quando a gente fala de transtorno de ansiedade, é uma doença mental que o psiquiatra lida, mas geralmente o paciente tem uma série de sintomatologia. Se ele não inventa, não é que ele tá inventando. É porque muitos desses centros a dois nosso cérebro funciona de forma conjunta. Eles são modulados por outras áreas do cérebro e que muitas vezes o paciente ansioso ele acaba modulando piorando esses quadros álgicos.
É muito comum o paciente com transtorno de ansiedade chegar para nós notando que ele sentiu dor no contexto de sua ansiedade. A clássica queixa do paciente que tem transtorno de ansiedade é dor de cabeça. Nós sabemos que a enxaqueca tem vários gatilhos e a ansiedade é um dos gatilhos. Até porque dor é um fenômeno subjetivo. E quando você tem algum outro tipo de transtorno, aquilo pode modular, piorando o seu quadro álgico, o seu quadro da dor. Daí a relevância e importância, se você tem, ter essa compreensão. Não é porque sabe que tá ansioso que a dor não existe que você tá inventando. Não. Ela pode ser modulada. É um processo seu.
Alguém que você conhece, como as dores articulares também elas são moduladas, pioradas no paciente no contexto de transtorno de ansiedade. Muitas vezes ele tem um transtorno de ansiedade, já tem um quadro articular, ele tem uma dor lombar. Muitas vezes modula, piorando o quadro da dor. Às vezes, aquele paciente, você olha a ressonância, tem algumas alterações, mas nada tão crítico. Mas ele tem um quadro muito intenso que incomoda muito. Eu costumo dizer para os pacientes que, assim, é difícil você entender isso, mas que tá no cérebro. A dor que você sentiu, mais seja no pé, na articulação, na coluna, ela é modulada pela uma via eletroquímica central. Então, um transtorno de ansiedade, ele modula piorando esse quadro álgico. Já existem diversos trabalhos entre a associação de pacientes com dor crônica e transtorno de ansiedade.
Daí, a relevância de você às vezes ter que tratar um paciente que tem um quadro de dor e lá um quadro de cabeça, e precisar tratar também o transtorno de ansiedade. Então, vira e mexe, passo pelo caminho psiquiátrico, minha psicóloga. A gente tem que tratar de forma conjunta. E entra muitas vezes no contexto do médico da dor. Jamile, minha irmã, que até não existe trabalha com dor, ela vira e mexe, posta vídeos aqui, falando um pouquinho desse quadro que às vezes as doenças elas vêm juntas.
Fonte: ANSIEDADE causa dor? 5 tipos de dores comuns na ansiedade. por Julio Pereira – Neurocirurgião