Olá mega seguidores! Hoje vamos falar um pouquinho sobre hipotireoidismo e hipertireoidismo.
Mas antes, eu vou pedir para vocês se inscreverem no canal, dar um like e acompanhar a gente nas redes sociais. Eu tenho muitas novidades de saúde, bem-estar e dieta.
O hipotireoidismo ocorre quando a tireoide funciona para menos. Então, o que acontece? Ela pode dar alguns sintomas como cansaço, dor muscular e até depressão. Já peguei casos em que a paciente tinha depressão e, ao repor o hormônio da tireoide, melhorou muito. A gente sempre tem que ficar atento aos hormônios da tireoide, pois eventualmente podem alterar o metabolismo e a pessoa pode ganhar um pouquinho de peso. Mas é importante tomar cuidado, junto com a avaliação do hormônio, ver a orientação alimentar e o que estamos comendo.
O hipertireoidismo, por sua vez, é quando a tireoide funciona para mais. Então, a pessoa acaba tendo palpitação, pode emagrecer, ter alterações no metabolismo e na sudorese. É muito frequente quando a pessoa tem tireoidite auto-imune, que é aquele ataque que o corpo faz à própria tireoide. É como se o corpo não reconhecesse a tireoide do próprio organismo e ataque. Esse ataque vai fazer com que o hormônio seja lançado na circulação e cause sintomas de hipertireoidismo. Com o tempo, eventualmente, pode desenvolver o hipotireoidismo.
Cada caso é um caso e é importante consultar um endocrinologista para que ele dos o exame, verifique os hormônios do sangue e seus sintomas. Com o tempo, pode ser necessário controlar a dose de hormônio para seus sintomas. O doutor também pode pedir um exame de controle para avaliar o tamanho da tireoide e a vascularização para evitar que ela fique muito vascularizada.
Fonte: Qual a diferença de hipotireoidismo e hipertireoidismo? por Mega Imagem