Pular para o conteúdo

Como o hipotireoidismo afeta a tireoide: falta de hormônios.

Música

Sintomas como cansaço, desânimo, sensação de frio excessivo e ganho de peso são bem típicos do hipotiroidismo, uma doença que afeta a tireoide e que desacelera todos os processos do organismo. Hoje vamos entender como o problema acontece e descobrir formas de tratamento do hipotireoidismo, doença mais comum da tireoide.

A tireoide é uma glândula importantíssima para o funcionamento do organismo. Ela fica na região do pescoço, embaixo do côngo de adão. A função da tireoide é produzir hormônios responsáveis por regular alguns órgãos do nosso corpo, como o cérebro e o coração. Se os níveis dos hormônios têm seus níveis reduzidos ou param de ser fabricados, o metabolismo fica lento, dando sinais de alerta para o corpo.

Quando uma pessoa tem hipotireoidismo, a Aa1 dela, a função cognitiva diminui, então ela tem mais sonolência, tem mais cansaço, indisposição, diminuição da concentração e do coração, não pela função normal dele. A doença é cada vez mais comum nas mulheres. Ao sentir os sintomas, deve-se procurar um médico endocrinologista que irá analisar a situação da tireoide.

Geralmente, a tireoide pode aumentar um pouquinho, ela pode ficar uma consistência mais amolecida, mas a onda não costuma ter alteração visual. Geralmente, um ou mais sintomas do que a própria população, o próprio aumento da tireoide. Nos adultos, a causa mais comum de hipotireoidismo é um distúrbio chamado de tireoidite de Hashimoto, é oportunismo causado por esses anticorpos que atacam a tireoide.

É possível descobrir a doença ainda na fase inicial através de alguns exames. A gente pode também pedir os anticorpos que atacam a tireoide. A gente pede esses exames, estiverem positivos, mostra que ela já tá com hipotireoidismo, ela vai envolver o e por terrorismo, e também a gente pode pedir um ultrassom que, através do de um exame simples que o exame é que se faz ambulatorialmente, pode se ver se já tem uma inflamação da tireoide causada por acidentes que atacam a tireoide.

Para tratar o problema, é preciso repor os hormônios da tireoide que parou de produzir. Através dos índices dos exames, os médicos conseguem prescrever a dose ideal de reposição hormonal que o paciente deve tomar e deve acompanhar para ver se aquela reposição é adequada para aquele paciente. Muitas vezes, a gente tem que aumentar a dose em que diminui a dose do hormônio.

É possível levar uma vida normal se o tratamento for seguido corretamente. O médico alerta que muitas vezes se coloca a tireoide como culpa de muitas coisas, então a pessoa não consegue perder peso, a culpa é da tireoide, né? Então, é a tireoide, onde ela até hoje é vista como um vilão e não é bem assim quer dizer, hoje você consegue é com métodos diagnósticos com exames é tratar e repor, desde que não vai mudar a vida daquela pessoa.

Para saber mais sobre hipotireoidismo, acesse Minha Vida aqui.

Fonte: Hipotiroidismo: falta de hormônios afeta tireoide por Minha Vida