Pular para o conteúdo

Terçol e conjuntivite: entenda as diferenças e sintomas.


Olá, tudo bem? Camargo Lopes Farmacêutica aqui com você nesse vídeo. Eu vou falar sobre a diferença entre terçol e conjuntivite e como não confundir os dois. Qualquer diferença entre um e outro.
Primeiro, vou falar sobre o terçol. O terçol é uma infecção que acontece aqui nas pálpebras, inclusive, eu estou com o terçol agora, foi por isso que eu lembrei de fazer esse vídeo. O terçol é causado por obstrução das pálpebras, geralmente por excesso de oleosidade ou por excesso de sujeira. Quando se acumulam essas glândulas ficam entupidas e aí, uma bactéria que já vive normalmente na nossa pele, que é o Staphylococcus Aureus, fica presa ali dentro dessa célula e é ele que causa essa infecção. Há dor no olho que fica inchado, geralmente, na borda lateral toda quando a infecção é mais generalizada aqui nessa região. Então, é assim que acontece o terçol. Como é que se trata o terçol? Geralmente, com pomadas antibióticos certos. Eu estou usando um colírio de tetraciclina, a mais famosa que não fabrica mais, era Terra-Medica. Tinha também a Gentamicina, que era uma pomada da alegria, também muito usada pra isso, mas que agora as duas estão descontinuadas, só restou a Natex da Cifarma. Alguns médicos ainda prescrevem para usar na região bem externa do olho aquela combinada de Neomicina com a Sera Sina, que aí vai ser absorvida pela parte de baixo e vai combater a infecção na mesma forma. Geralmente, de três a cinco dias. Aí a infecção é deflagrada totalmente.
E a conjuntivite? A conjuntivite já é uma infecção da conjuntiva, que é essa membrana que reveste a parte branca do olho e a parte interna das pálpebras. Normalmente, é causada por vírus e bactérias, mais com vírus. Geralmente, no inverno, tem um surto grande de conjuntivite. Nesse caso, é muito contagiosa, passando de um olho para o outro e passando para pessoas da mesma família ou até pessoas que nem se conhecem pelo contato ali com essas secreções dos olhos, beleza? Então essa é a principal diferença entre a conjuntivite e o terçol. Agora, você já está bem informado sobre o assunto para poder orientar de melhor forma os seus pacientes clientes.
Uma coisa que eu gostaria de falar é que o tratamento da conjuntivite também é feito geralmente com colírios que combinam anti-inflamatórios com antibióticos e também com pomadas oftálmicas.
Beleza, eu sou amado Lopes. Vou ficando por aqui. Aqui em cima ou embaixo, algum lugar desse vídeo vai ter um lugar pra você clicar, cadastrar o seu nome e email, para fazer parte da minha lista VIP para receber todos os meus conteúdos via email.
Meu grande abraço. Eu te vejo no próximo vídeo.
Fonte: QUAL A DIFERENÇA ENTRE TERÇOL E CONJUNTIVITE? por Professor Kamargo Farmacêutico