Acantose nigricans: causas e tratamentos
Você sabe o que são as lesões de acantose nigricans? Elas são lesões escurecidas, por vezes acastanhadas, que surgem nas regiões principalmente das axilas e na região posterior do pescoço. Elas podem ter diversas causas, e aqui, eu vou falar sobre cinco das principais.
- A causa mais frequente, e corresponde à maior parte dos casos, é a obesidade e resistência à insulina. Quando um paciente apresenta essa alteração, a pele pode ser estimulada a ficar com acantose nigricans.
- A segunda possível causa é que ela pode aparecer devido a tumores malignos, principalmente tumores gastrointestinais, como o câncer de estômago.
- A terceira possível causa são doenças autoimunes, como a síndrome de Raça e Moto, ou a tireoidite de Hashimoto, que é a causa mais frequente de hipotireoidismo.
- A quarta causa é devido a medicamentos, como corticoides, anticoncepcionais orais combinados, medicamentos à base de hormônio do crescimento e niacinamida.
- Por último, existe a causa familiar que segue um padrão hereditário.
Para tratar a acantose nigricans, primeiro é preciso identificar a causa e tratá-la. Essa é a forma mais efetiva de conseguir melhorar essas lesões. A regressão parcial ou até mesmo total desse tipo de alteração da cantose negras é possível com o tratamento adequado. Se isso não for possível ou se você não conseguir identificar a causa, existem opções com tratamentos de pomada, medicamentos via oral, medicamentos de uso cutâneo e, em casos mais extensos, laser ou cirurgia.
O principal é tratar a causa básica. Se você sofre com obesidade e resistência à insulina, eu fiz um vídeo com 12 dicas para ajudar o controle da glicose do açúcar no sangue, que pode ser útil para você.
Fonte: O que é Acantose Nigricans? O que causa? Tem Tratamento? por Dr. João Sório Endocrinologista