Pular para o conteúdo

Como prevenir e lidar com a febre Zika: sintomas e duração

É a febre zica é uma doença recente aqui no país. Ela tem causado grandes problemas, principalmente a preocupação com parte da população devido a microcefalia que poderá ocorrer nas mães das pessoas grávidas portadoras de zica. O que preocupa também é a maneira como ela tem se difundido no país.

Os sintomas da zica e da física são muito parecidos com os sintomas da dengue e da chikungunya. No entanto, tem algumas características que é exatamente a conjuntivite, que é a vermelhidão dos olhos, manchas vermelhas na pele com muita coceira, e isso às vezes confunde com alergia. E, como também, dor nas articulações. E, praticamente, isso com relação ao tempo da doença, ela em torno de três a sete dias a manifestação desta doença.

Outro fato que chama a atenção dos cientistas é que mais ou menos 80% dos pacientes portadores da zica não apresentam sintomas. Isso dificulta exatamente o segmento desses pacientes para que realmente possa ver a doença e as suas principais complicações.

Com relação à família, foi comprovado que, aqui no nordeste, especificamente do estado de Pernambuco, ocorreu um grande caso de crianças com amigos e família. Então, começou a partir dessa observação a se achar que a zica fosse o responsável por essas microcefalias.

No entanto, é importante que a população saiba que nem sempre microcefalia é causada apenas pela zica. Outras doenças como citomegalovírus, e outras viroses poderão ocasionar microcefalias inclusive, alcoolismo. Aquelas mães que ingerem bebida alcoólica durante a gravidez poderão ter fetos filhos únicos em família com problemas de retardo mental, problemas de visão e audição e outras complicações para essas crianças. Por isso, é importante destacar quais são os problemas e pedir que o diagnóstico seja o mais precoce possível para que a gente possa estimular essas crianças a fim de minimizar esses problemas.

Com relação aos cuidados, é importante que as pessoas, principalmente a grávida, primeiramente combatam o mosquito, evitando focos de mosquito em casa – que é a questão da água parada – e outros cuidados. Depois, é importante ter o cuidado de usar roupa clara porque a tônica é que a roupa escura atrai mais mosquito. Depois, é importante usar repelente que não tem nenhuma contraindicação, nenhuma contra-indicação para a mulher grávida, principalmente se autorizado pela ANVISA. E além do repelente, é importante que se use telas nas janelas que agenda as casas sejam instaladas para evitar o que o mosquito fique convivendo com as pessoas dentro de casa. Inicialmente, achava-se que o mosquito picaria mais durante a manhã e o final da tarde. Hoje, chegou à conclusão de que o mosquito permanece o dia todo em casa. Então, qualquer hora ele pode picar as pessoas.

Fonte: Febre Zika, sintomas, precauções e duração por Tarcísio Dias