O verão está chegando e a temporada pede roupas mais leves. É hora de guardar os casacos e tirar do armário as saias, vestidos e shorts. Mas muitas mulheres se preocupam com as varizes. Você sabe o que fazer? Vamos a cinco dicas.
1. Evite o salto: Não precisa aposentar todos os sapatos altos, mas é importante evitar ficar em cima deles por muito tempo. O salto alto interfere na fisiologia da caminhada e da circulação, fazendo com que a musculatura das panturrilhas seja menos utilizada. Isso causa um congestionamento no sangue das veias da perna, aumentando a pressão sanguínea. O uso de sapatos altos não causa varizes, mas as mulheres com tendência ou com doença venosa devem ficar mais atentas. Uma boa prática é alongar as panturrilhas antes e depois de usá-los. Prefira saltos baixos de até quatro centímetros ou plataformas.
2. Pratique esportes: Manter o corpo em forma é a melhor maneira de deixar os músculos das pernas tonificados, garantindo o fluxo de sangue ideal e também deixando o peso sob controle. Atividades aeróbicas como caminhada, corrida e até a dança são indicadas. Esse tipo de exercício fortalece a musculatura das pernas, o que é importantíssimo para o retorno venoso. A musculação também pode ser benéfica.
3. Levante-se: Ficar sentado por um longo período, principalmente na mesma posição, é prejudicial para a circulação. Vários fatores contribuem para isso. Quando estamos sentados, as veias da perna podem ser comprimidas. Por exemplo, não custa nada levantar de tempos em tempos. Aproveite e pegue uma garrafa de água que também ajuda na circulação. É importante lembrar que também não é recomendado ficar de pé por muito tempo.
4. Coloque as pernas para o alto: Tem dias que as pernas ficam doloridas e cansadas. Para melhorar essa sensação, você pode se deitar e colocar vários travesseiros embaixo dos pés ou, ainda, elevar os pés a 10 centímetros da cama. Você pode fazer compressas geladas na região ou massagear as pernas de baixo para cima, com a ajuda de um creme frio.
5. Procure ajuda: São várias opções de tratamento para varizes e a indicação é diferente para cada paciente. Nas fases iniciais, o tratamento pode ser feito com uma injeção que faz com que os vasinhos desapareçam. Para outros casos, há recursos como laser, e até a cirurgia pode ser indicada. Por isso, é sempre importante consultar um médico.
O vejo a saúde fica por aqui. Marque suas amigas que podem curtir as dicas. Se você tiver sugestão de tema, comente no vídeo também.
Fonte: Como prevenir – e tratar – as varizes por vejapontocom