É melhor fazer um vídeo falando um pouquinho sobre uma das câimbras, né? Eu pergunto porque fui receber e fazer assim… julho câimbra. Isso é um problema de hérnia de disco, de alguma problema mais grave na coluna ou é um problema simples? Como né, tô assim… muitos sintomas que a gente tem, todo mundo vai ter na vida né, câimbra é um deles. Virtualmente todo mundo, algum momento da vida, vai sentir né. Então, vamos lá. Por incidência, com a principal causa que leva alguém a ter câimbra é exercício físico extenuante, então fez uma atividade física, correu e jogou bola, foi para musculação… Se for o seu músculo e ele tem um espasmo, isso é o que a gente denomina de câimbra. É uma contração intermitente do músculo que causa dor.
Não tem controle mental, não tem o que você faça que isso vai melhorar, nós temos que relaxar a musculatura. E no fundo, na prática, todo mundo sabe dessas causas mais comuns, só que o que que acontece? Existem outras causas que podem levar um paciente à câimbra frequente, vamos colocar sim, e muitas dessas são doenças neurológicas. Talvez por esse motivo da pergunta, a pessoa tentando diferenciar o que é uma coisa comum e o que não é.
Como saber qual é a causa da câimbra? Número um, a frequência. Se você tá tendo muito frequente, que lembra pode ter alguma coisa errado no organismo, depois eu vou dizer as causas. Número dois, é o tempo de duração dessa cãibra e se tem relação com a atividade física. Muito estranho alguém ter câimbra espontânea, mas pode acontecer, principalmente relacionada à posição. Às vezes a pessoa fica numa posição que predispõe e acaba tendo esse espasmo doloroso, né.
Vamos lá para as causas mais comuns, são distúrbios hidroeletrolíticos e metabólicos. Então pode tá faltando algumas substâncias de vitaminas, é o potássio e outras substâncias. Se você está tendo câimbra com frequência, a primeira pessoa que você tem que procurar é o clínico geral, o médico da família, o seu clínico que acompanha, e ele vai fazer uma investigação pra ver qual a etiologia. Se a etiologia que a maioria das vezes, quando tem algum problema de saúde que leva à câimbra é metabólico, então ele vai pedir o nível de ácido úrico, vai pedir eletrólito, vai pedir uma série de substância até tireoide pode dar, tem algumas outras doenças.
Outra forma de causas que podem levar isso não estão relacionados a uma atividade física. Por isso, que a primeira pessoa a procurar vai ser o clínico geral para ele excluir essas causas metabólicas, não sendo, o neurologista vai escolher as outras causas neurológicas de miopatia e tal, é diferente do paciente com a dor, uma dor que irradia para perna que aí você vai pensar em risco de hérnia de disco da coluna lombar que pode realmente dar câimbra.
Fonte: Cãibras – Pode ser causada por doença na coluna? por Julio Pereira – Neurocirurgião