O que é Coccidínia?
O cóccix é um pequeno osso de formato triangular localizado na base da coluna vertebral. A coccidínia é uma inflamação na região do cóccix que afeta em sua grande maioria as mulheres e está associada à dor e sensibilidade na ponta do cóccix, entre as nádegas. Essa dor normalmente pode ser incômoda e dolorida na maior parte do tempo, com dores agudas ocasionais em situações como sentar, se levantar, durante relações sexuais e nas mulheres pode até tornar a menstruação desconfortável a dificultar o sono por não achar uma posição agradável e ainda dificultar a realização de simples atividades cotidianas.
Causas
Algumas causas comuns incluem traumas e acidentes. O cóccix pode ser lesado se sofrer forte impacto na base da coluna devido a uma queda. Além disso, traumas repetitivos em alguns esportes como ciclismo e Remo também podem estar envolvidos no quadro. Durante o final da gravidez o cóccix fica um pouco mais flexível. Isso permite que essa região pulse e seda enquanto ocorre o trabalho de parto. Porém, em alguns casos, os músculos e ligamentos do cóccix podem esticar mais do que deveria, causando então a coccidínia. Posturas ruins também são um fator, manter-se numa posição ruim por um longo período de tempo, como por exemplo, no trabalho ou no carro, pode colocar muita pressão sobre esse osso e gerar dor e desconforto. Se continuar acontecendo, o cóccix pode ser afetado, gerando inflamação e perpetuando a dor. Estar acima ou abaixo do peso também é um fator importante. O sobrepeso coloca uma pressão excessiva no cóccix quando você já está sentado, o que pode piorar a dor ou até causar uma toxina nova. Se você também estiver muito abaixo do peso, pode não existir gordura suficiente na região para evitar que o cóccix entre em contato com os tecidos ao redor, gerando mais inflamação. O envelhecimento também é um fator, como em outras patologias, é comum que, medida que envelhecemos, ocorra desgaste das vértebras e ligamentos, e com o cóccix não é diferente.
Sintomas
A coccidínia é marcada por um desconforto em acentuação mais na região inferior, central e inferior do cóccix. Alguns outros sintomas são:
- Dor ao sentar
- Dor ao levantar
- Dor durante as relações sexuais
- Dor ao se curvar
- Dor ao se esticar
- Dor ao defecar
- Dor ao ficar em pé por mais de um tempo
Tratamento
Existem diversos tipos de tratamentos que podem ajudar a reduzir a dor. Os casos simples podem ser tratados em casa, como repouso, uso de analgésicos, compressas quentes ou frias aplicadas na região, além de seguir as medidas preventivas (evitar traumas, avaliar postura diária, e observar ações que geram piora na dor). Quando os sintomas persistirem, é importante buscar orientação médica, pois outras medidas de tratamento podem ser necessárias, como fisioterapia, acupuntura, e em casos raros, procedimentos com infiltrações bloqueios anestésicos e intervenções cirúrgicas podem ser necessárias. A cirurgia pode ser até necessário remover o cóccix, mas essa opção só é viável depois que todos os outros tratamentos falharam.
Prevenção
Para prevenir a coccidínia, é importante evitar os maus hábitos e lesões do dia a dia. Evite o trauma do osso do cóccix, observando a sua postura no dia a dia e procurando mudá-la se estiver inadequada. Caso pratique esportes, é importante sempre usar os equipamentos de proteção adequados. São pequenas coisas simples que você pode fazer e que podem trazer resultando em uma maior qualidade de vida.
O vídeo de hoje acabou por aqui. Espero que vocês tenham gostado. Qualquer dúvida, deixe nos comentários e tentaremos responder a todos.
Fonte: Dor no cóccix (coccidínia): Causas, sintomas e tratamentos por Dr. Hong Jin Pai – Dor, Fisiatria e Acupuntura