Para saber se aquela pintinha ou mancha pode ser câncer, você precisa ficar atenta em algumas características. Uma boa forma de lembrar o que precisa de avaliar é fazer o teste “ABCD”.
- O A se refere a “assimetria”. O que isto significa é: manchas de câncer normalmente não são simétricas. Ou seja, se traçar uma linha no meio da mancha vai perceber que um lado não é igual ao outro.
- Já o B significa “borda”. E o que é que é a borda da mancha? É os limites. Normalmente manchas que podem ser câncer têm uma borda irregular, enquanto aquelas que são benignas e tem pouco risco de ser câncer tem uma borda mais regular e bem definida.
- O C é a “cor”. Manchas com mais de uma cor, por exemplo, marrom, preto, vermelho, rosa… Podem ser câncer e por isso é preciso ficar atento.
- E por fim o D é “diâmetro”. Pintinhas ou manchas que tenham mais de 6mm podem ser câncer e mesmo aquelas que vão crescendo ao longo do tempo também é preciso avaliar.
Faz esse teste duas vezes por ano e sempre que surgir uma mancha nova que não lembra se estava lá. Por isso, hora da dica, se acha que tem uma pintinha ou mancha que está crescendo com o tempo, coloca uma régua do lado e tire uma foto e depois vá avaliando nos próximos meses como é que ela vai evoluindo.
Se existir pelo menos uma dessas características que eu falei vá no dermatologista para fazer uma avaliação mais profissional e até outros exames, como por exemplo, a biópsia de pele em que o médico retira um pedacinho da pele para analisar em laboratório ou até exames de sangue.
E para avaliar pintinhas ou manchas que surjam em locais mais difíceis de observar, como por exemplo, a planta dos pés, as costas, a cabeça ou até a bunda você pode usar um espelho ou então pedir para alguém que confia.
Hm… Eu acho que está tudo bem! Embora os casos mais graves de câncer da pele, como por exemplo, melanoma causem estas características que eu falei atrás do teste “ABCD”, também existem outros sinais que deve ficar atento e que podem indicar outros tipos menos graves de câncer na pele.
Eles são, por exemplo:
- Uma pequena ferida ou nódulo que surge na pele e que coça;
- Uma ferida que cresce muito rápido e forma casquinha;
- Uma ferida que não cicatriza nunca ou uma mancha ou ferida que liberam um líquido estranho ou secreção;
- Uma mancha que parece ter vasinhos no interior.
Estes são os sinais típicos de dois tipos de câncer, que são menos graves como melanoma, mas que são mais frequentes que é: o carcinoma basocelular e o carcinoma epidermóide. Embora sejam menos graves estes tipos de câncer também precisam ser tratados.
Além disso, ir ao dermatologista pelo menos uma vez por ano é uma forma excelente de garantir que identificamos alterações na pele que possam ser câncer. Por isso, não esquece, vá no dermatologista! E é isso! Agora que você já sabe que sinais e sintomas deve ficar atento não existe mais desculpa para não ir no dermatologista e avaliar essa mancha ou pintinha que tem te chateado.
Lembra, quanto mais cedo… Melhor! Se gostou desse vídeo deixe seu like, não esquece se inscrever no canal e ativa o sininho.Ah! E se protege do sol.
Fonte: 4 sintomas do CÂNCER DE PELE que você precisa saber por Tua Saúde