A calvície é uma preocupação para muitos e hoje, vamos falar um pouco sobre a creatina. O agente que pode estar relacionado à queda de cabelo em pessoas que frequentam academia e usam suplementos.
Já gravamos um vídeo sobre anabolizantes e a questão da calvície, porém, queremos falar hoje sobre os efeitos da creatina. Um estudo duplo-cego foi realizado para avaliar o efeito da creatina com uma forma de carga e depois uma forma de manutenção em relação ao hormônio DHT, responsável pela calvície.
Este estudo mostrou que as pessoas que tomaram creatina tiveram uma elevação do nível de DHT tanto na fase de carga quanto na fase de manutenção, comparando com o grupo controle. A pessoa que estava fazendo uso da carga com creatina teve um aumento de 56% em relação ao placebo. Durante a manutenção, houve um aumento de 40% no nível de DHT, o que é bastante significativo.
É importante ressaltar que quanto mais alto o nível de DHT, mais pode estar induzindo a queda de cabelo, se a pessoa tiver avidez pelo receptor no couro cabeludo. Além disso, é importante lembrar que neste estudo, o nível de DHT não foi originado pela quantidade aumentada de testosterona, mas sim em relação ao momento da conversão da testosterona em DHT.
Vários estudos de segurança em relação à creatina foram realizados, mas a maioria deles são de curta duração. Portanto, é importante ficar de olhos atentos para o tipo de suplemento que estamos consumindo.
Além disso, em relação a exercícios de musculação, ainda existe a dúvida se causa queda de cabelo e sobre o uso do OA portem, que é um suplemento bastante comum. Se tiver sugestões de vídeos, deixe nos comentários que gravaremos para você.
Se você é novo no canal, inscreva-se para receber nossos vídeos diários aqui no YouTube sobre dicas de saúde. Siga-nos também no Facebook e no Instagram.
Fonte: Creatina causa Queda De Cabelo? O que diz a Ciência – Dr Lucas Fustinoni por Dr Lucas Fustinoni