Pedra na vesícula, você já ouviu falar nesse assunto? Creio que sim, pois é isso que vamos conversar hoje aqui no Papo de Especialista do Portal da Cidade. Eu sou a Dra. Andrea Bacelar, cirurgiã do aparelho digestivo. Pedra na vesícula, também conhecida como cálculo na vesícula biliar (termo médico é litíase), é uma patologia muito frequente no nosso país. Estudos mostram que até 15% da população pode ter cálculo na visita.
Muitas pessoas não vão ter nenhum sintoma dessa pedra na vesícula, porém quando começa a apresentar sintomas, os mais frequentes são uma dor mais do lado direito do abdômen, uma pouca tolerância a alimentos mais gordurosos e uma distensão abdominal são os sintomas mais frequentes.
Quem possui maior chance de desenvolver essa pedra na vesícula? As mulheres têm mais chance do que homens de cálculo na vesícula, mulheres que tiveram vários filhos têm mais chance, pessoas acima de 40 anos também têm mais chance de ter pedra na vesícula e claro, alguma herança genética se tem algum familiar que já possuiu pedra na vesícula também tem mais chance de desenvolve-lo entre outras populações que também podem ter.
Como é feito esse diagnóstico? Como se acha essa pedra na vesícula? Geralmente por ultrassom, um exame simples que não é invasivo e com que consegue identificar muito bem esta patologia. A vesícula biliar é um órgão que ela armazena a bile, que é produzida no fígado. Ela não é vamos assim dizer essencial, ou seja, podemos retirá-la sem grandes consequências para o nosso organismo e é isso que acontece na maioria das vezes que se tem pedra visível, a retirada de toda a vesícula é indicada.
Como é feita essa retirada? Atualmente, a cirurgia videolaparoscópica, aquela dos furinhos, é a técnica mais utilizada para a retirada da física.
Portanto, vamos ficar atentos a esses sintomas e qualquer dúvida deve-se procurar um especialista para fazer o diagnóstico. Hoje falamos sobre pedra na vesícula ou cálculo na vesícula biliar.
Fonte: Médico fala sobre os sintomas de pedra na vesícula, doença comum e silenciosa por Portal da Cidade Umuarama