A depressão é um assunto sério e infelizmente ainda é considerada por muitos como frescura ou falta de Deus. A Organização Mundial da Saúde já a considerou como o mal do século, afetando cerca de 300 milhões de pessoas pelo mundo. Trata-se de uma síndrome psiquiátrica crônica e recorrente, que produz uma alteração no humor, caracterizada por uma tristeza sem fim, desencanto, baixa autoestima e sentimentos de dor, amargura e culpa, além de distúrbios de sono e apetite.
A depressão é diferente das mudanças comuns de humor e pode ser classificada de acordo com sua intensidade (leve, moderada ou grave) e tipos de depressão (episódio depressivo, depressão sazonal, depressão pós-parto e depressão profunda).
Os sintomas da depressão incluem além da tristeza profunda, cansaço extremo, irritabilidade, ansiedade, baixa autoestima, insônia e sensação de impotência para tarefas simples do dia a dia. Há uma mudança química na forma como o cérebro funciona, que pode ser desencadeada por uma causa física ou emocional. A pessoa depressiva precisa de acompanhamento médico para o diagnóstico e tratamento adequado, o que pode incluir antidepressivos e terapia.
Além do tratamento médico, algumas mudanças no estilo de vida podem ser benéficas, como praticar atividades físicas regulares e ter uma alimentação saudável. A depressão é coisa séria e não tratada com seriedade pode levar à morte, chegando a quase 40% das pessoas que se suicidaram. É importante desmistificar a depressão e encorajar as pessoas a buscar ajuda. A depressão não é sinal de loucura, fraqueza ou proibição, é uma doença e deve ser tratada como tal.
Fonte: O QUE É DEPRESSÃO? | DESENHANDO por Quebrando o Tabu