Diagnóstico de um paciente com dor no hemitórax a direita
Este é o relato de um paciente que foi internado com fratura na mandíbula e maxila, mas durante a internação queixou-se de dor no hemitórax a direita, entre o quinto e sexto espaços intercostais. Durante a avaliação física, foi verificada a expansibilidade pulmonar, que era simétrica bilateralmente quando o paciente inspirava. Na palpação das costelas, não foi observado nenhum sinal de pneumotórax ou hemotórax, apenas uma forte dor. A ausculta pulmonar revelou murmúrios vesiculares no lado afetado e semelhantes aos do lado contralateral.
O exame de raio-x de tórax e arcos costais foi realizado para avaliar adequadamente a região afetada. Houve dúvida na avaliação do raio-x de arcos costais, pois havia uma certa linha em uma das costelas que parecia ser uma fratura bem posicionada, mas avaliando os pormenores da imagem, foi observado que se tratava de uma sobreposição de imagem e não de uma fratura.
Após a avaliação, foi constatado que o paciente não tinha fratura, pneumatórax ou hemotórax, mas apenas a costocondrite, que é uma dor na região da costela, principalmente na região dos músculos intercostais que costuma persistir por alguns dias após o trauma. Provavelmente houve uma contusão pulmonar naquela região que não foi suficiente para comprometer a função respiratória do paciente.
É importante seguir sempre a sequência de exames para descartar qualquer possibilidade de pneumotórax ou hemotórax em pacientes com politrauma.
Fonte: Costo-condrite em paciente da Bucomaxilo? por Rodrigo Calado Nunes e Souza