Como reconhecer os sinais da doença de Alzheimer
Olá, você já me conhece, sou a Silva, gerente técnica da Romênia o Brasil e antes de começarmos, lembre-se de se inscrever em nosso canal e ativar as notificações para receber em primeira mão os nossos vídeos.
Hoje vamos falar sobre como reconhecer os sinais da doença de Alzheimer. Existe um temor ligado à doença de Alzheimer devido à linha que separa o envelhecimento esperado do patológico. A demência é alvo de maior preocupação no envelhecimento.
Estima-se que no ano de 2025 o número de pessoas idosas com demência atinja em média 34 milhões de pessoas no mundo, sendo que o Alzheimer representa aproximadamente de 50 a 75 por cento dos casos. Qualquer pessoa pode desenvolver a doença, mas existem alguns fatores de risco que podem influenciar o aparecimento da doença ou não, como:
- Idade avançada
- Ser do sexo feminino
- Ter fatores genéticos e ambientais que predisponham
- Escolaridade mais baixa
O início da doença pode demorar a ser percebido e diagnosticado devido ao início discreto e associado normalmente a esquecimentos normais. Na fase inicial, aparecem déficits de memória para acontecimentos recentes, dificuldades na orientação temporal em datas, dias fora do comum e na orientação espacial, esquecendo lugares ou se perdendo com frequência. Durante a evolução, acontece esquecimento de nome de pessoas próximas e dificuldade para controlar finanças e tomar decisões.
Já as alterações de personalidade podem aparecer muito sutilmente, como egocentrismo, perda da vontade de fazer atividades que eram prazerosas, além de desinibição, fazendo comentários inadequados ou usando palavras inapropriadas. Pode aparecer dificuldades nas relações sociais, esquecendo compromissos e negligenciando o autocuidado, esquecendo de trocar de roupa, de cuidar da higiene pessoal, entre outros.
Na fase moderada para avançada, o idoso pode perder a capacidade de escolha, apresentar dificuldades relacionadas ao movimento, em sentir cheiros, reconhecer rostos, lugares, até o agravamento progressivo da perda de comunicação verbal. Outras alterações também podem estar presentes, como alucinações envolvendo dificuldade no reconhecimento de sua própria imagem no espelho e delírios com a ideia de ter sido roubado e sequestrado, além de algumas alterações de sono e vigília. Na fase avançada, o idoso não consegue mais falar, permanecerá acamado e perderá o controle de sintomas.
O tratamento poderá variar entre intervenções farmacológicas e reabilitação ou a combinação de ambos. Consulte o seu médico e não esqueça: nem todo o esquecimento é o designer, mas toda doença de Alzheimer tem esquecimento.
Saiba mais sobre este e outros assuntos em nosso site, Facebook e no YouTube. Clique e compartilhe o nosso canal. Até a próxima!
Fonte
Como reconhecer os sinais da doença de Alzheimer. por Home Angels Vídeos