Análise radiográfica do tórax
Ao analisar uma radiografia do tórax, é importante ser calculista e observar todos os detalhes. Na imagem em questão, a letra A está centralizada e as bordas dos pulmões estão preservadas. No entanto, a simetria da transparência na letra B não está ok, havendo uma redução da transparência em relação à outra área.
- A redução da transparência tem uma conformação arredondada
- Isso pode indicar a presença de um nódulo, massa ou neoplasia
No entanto, é importante analisar o contexto do paciente. No caso de uma criança com sintomas inflamatórios ou infecciosos respiratórios, é necessário resistir à tentação de chamar o arredondamento de neoplasia de imediato.
Na pneumonia comum em adultos, o processo infeccioso consegue se espalhar pelos dutos de com e pare de Lambert. Já em crianças e alguns adultos jovens, a imaturidade desses dutos faz com que o processo infeccioso seja mais limitado e delimitado em uma área arredondada – o que é conhecido como pneumonia Redonda.
Portanto, se houver apenas uma área arredondada na radiografia, é importante levar em consideração o contexto clínico do paciente antes de considerar a possibilidade de neoplasia.
Fonte
PNEUMONIA REDONDA NO RAIO-X por Você Radiologista com João Paulo Queiroz