Pular para o conteúdo

Vida após um ataque cardíaco: como se recuperar e cuidar da saúde

ATAQUE CARDÍACO: A VIDA DEPOIS DE UM INFARTO

E agora? Tive um ataque cardíaco e sobrevivi?

Como será minha vida depois do infarto?

Vou falar sobre isso e também sobre um tópico importante: a depressão pós infarto. Então fiquem atentos.

  • Muitas pessoas sobrevivem a ataques cardíacos e vivem uma vida ativa e plena.
  • Se você recebeu ajuda rapidamente, como eu falei no vídeo sobre infarto (vou deixar o link aqui embaixo para quem tiver curiosidade) o tratamento precoce pode limitar os estragos ao músculo cardíaco.
  • Por isso que dizemos que tempo é músculo. Quanto menos danos ao coração, as suas chances de ter uma vida que tenha qualidade após um ataque cardíaco aumentam.

Acompanhamento Médico

Depois de um infarto, você precisará de tratamento para aque isso não se repita. Isso ajudará a prevenir outro ataque cardíaco.

Os remédios que todos deveriam tomar é no mínimo estatinas e AAS, e, se colocou stent, um segundo antiagregante plaquetário— clopidogrel ou brilinta ou effient, por um certo período de tempo que o seu médico recomendar, em média 1 ano.

Claro, se tenha pressão alta tem que estar bem equilibrada, diabetes também, e se você fumar— saiba que nenhuma intervenção de remédios terá mais impacto na sua vida que você parar de fumar.

Sem dúvida você terá que fazer as mudanças no estilo de vida, ter uma dieta saudável, ser fisicamente ativo, manter o peso ideal e reduzir estresse.

*Também aconselhamos um programa de reabilitação cardíaca, muito importante para todos que tiveram infarto para se manterem ativos, mas principalmente àqueles que tiveram um dano maior no coração.

Retornando às atividades normais

Depois de um ataque cardíaco, a maioria das pessoas que não sente dor ou desconforto no peito ou outros problemas pode retornar com segurança à maioria de suas atividades normais dentro de algumas semanas.

A maioria pode começar a andar imediatamente, muitas vezes até mesmo dentro do hospital com o auxílio da fisioterapia.

A atividade sexual também pode começar dentro de algumas semanas para a maioria dos pacientes.

E dirigir? Geralmente pode voltar a dirigir dentro de uma semana para a maioria dos pacientes que não apresentam dor ou desconforto no peito ou outros problemas incapacitantes.

Claro que para quem fez cirurgia do coração, precisou abrir o peito, isso não seria recomendado tão cedo. E, deixo claro que pessoas com complicações não devem dirigir até que os sintomas estejam estáveis ​​por algumas semanas.

Depressão e ansiedade pós infarto

Conheço muitos pacientes que o infarto é como um terremoto em suas vidas. Eles foram chacoalhados lá dentro.

A maioria das pessoas se preocupam em ter outro ataque cardíaco. Às vezes, eles se sentem deprimidos e têm problemas para se ajustar às novas mudanças de estilo de vida.

Abra-se. Fale sobre como você se sente com sua equipe de saúde e também com seus familiares. Conversar pode ajudar. Se você está muito deprimido, seu médico pode recomendar medicamentos ou outros tratamentos que podem melhorar sua qualidade de vida.

O apoio da família e dos amigos também pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade. Deixe seus entes queridos saberem como você se sente e o que eles podem fazer para ajudá-lo.

Risco de ter um novo infarto

É verdade que depois de ter um ataque cardíaco, você corre um risco maior de ter outro. É importante saber a diferença entre angina e ataque cardíaco.

Angina é uma dor no peito que ocorre em pessoas com doença isquêmica do coração. Se você teve um infarto e o médico não conseguiu abrir todas as artérias, você poderá sentir essa angina ou dor no peito.

A dor da angina geralmente ocorre após esforços físicos e desaparece logo após você descansa.

A dor de um infarto geralmente é mais forte e mais duradoura do que a dor de angina. A dor não desaparece quando você descansa ou toma remédios.

Em qualquer um dos casos, você deverá procurar um pronto-socorro imediatamente para se certificar que está tudo bem.

Os sintomas de um segundo ataque cardíaco podem não ser iguais aos de um primeiro ataque cardíaco.

Infelizmente, a maioria das vítimas de ataque cardíaco espera 2 horas ou mais após o início dos sintomas antes de procurar ajuda médica. Esse atraso pode resultar em uma sequela mais profunda ou mesmo morte.

Esse é o canal Cardiodf

E qual será o próximo vídeo que você vai assistir?

Vou deixar minhas duas sugestões aqui.

Espero que gostem!

Valeu! Assistam aí e comentem embaixo

Fonte
Como é a vida após um Ataque Cardíaco? por Cardio DF — Cardiologia e saúde cardiovascular em Brasília (DF)liveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2020-09-26T012846+0000endTimestamp2020-09-26T013730+0000}