Olá, neste HealthSketch, queremos falar sobre a síndrome de Turner.
A síndrome de Turner é uma condição genética que afeta apenas meninas. É nomeado após o Dr. Henry Turner, que descobriu a síndrome em 1938. Em média, para cada 2.000 meninas nascidas em todo o mundo, uma delas terá a síndrome de Turner.
Por que ocorre a síndrome de Turner?
Ao contrário de outras condições genéticas, não é herdado dos pais,e não tem nada a ver com o ambiente da mãe ou idade. Em vez disso, acontece aleatoriamente com base na forma como os genes de uma garota são formados. Nossos genes são como um código que determina como parecemos e como nosso corpo funciona. Todos esses genes estão envolvidos em 46 cromossomos, encontrados em todas as células do corpo. Desses 46 cromossomos, um par é diferente entre meninos e meninas – os cromossomos sexuais ‘X’ e ‘Y’. Os meninos têm um cromossomo ‘X’ e ‘Y’, enquanto as meninas têm dois cromossomos ‘X’. Nas meninas com Síndrome de Turner, o segundo cromossomo ‘X’ está ausente ou alterado de alguma forma. Por esse motivo, seu corpo se desenvolve um pouco diferente.
A síndrome é muito variável, e algumas meninas têm muito poucos sintomas. Quase todas as meninas são mais baixas que a média e seus ovários não funcionam corretamente. Existem também outras diferenças físicas mais sutis, por exemplo: ter um pescoço largo, ou mãos e pés levemente inchados.
Às vezes, esses recursos podem ser detectados em uma verificação de gravidez, mas a síndrome de Turner é geralmente diagnosticada após o nascimento. De fato, o diagnóstico pode acontecer em qualquer idade, e como as principais características ocorrem apenas na puberdade, algumas meninas não são diagnosticadas até a adolescência. O teste para a síndrome de Turner envolve a análise dos cromossomos de uma amostra de sangue – chamada “cariotipagem”.
Também existem outros sintomas que podem ocorrer com a síndrome de Turner. Isso inclui ossos mais fracos, dificuldades auditivas ou problemas no coração, rins ou glândula tireóide. Pode haver diferenças específicas com o comportamento ou o aprendizado, mas, em geral, a inteligência não é afetada.
Para as principais características de problemas de baixa estatura e ovários, tratamentos hormonais podem ser usados. O estrogênio e a progesterona podem ser substituídos tomando um comprimido ou adesivo. Para altura curta, o hormônio de crescimento pode ser administrado por injeção para ajudar uma garota a crescer o mais alto possível. Quase todas as meninas com Síndrome de Turner também serão inférteis, mas ainda pode ter filhos através de técnicas como fertilização in vitro.
Portanto, embora não haja cura para a síndrome de Turner, com o tratamento, a maioria das meninas é capaz de viver vidas longas, normais e saudáveis. É importante fazer check-ups de rotina pelos médicos para detectar qualquer problema em potencial desde o início. Como a síndrome de Turner pode afetar muitas partes diferentes do corpo, uma equipe de especialistas pode estar envolvida, tais como: especialistas em hormônios, psicólogos, especialistas em coração e especialistas em rins.
Resumo:
– A síndrome de Turner é uma condição genética que afeta apenas meninas.
– Acontece aleatoriamente com base na forma como os genes de uma garota são formados.
– Quase todas as meninas são mais baixas que a média e seus ovários não funcionam corretamente.
– A inteligência geralmente não é afetada, mas podem ocorrer problemas específicos com o comportamento ou o aprendizado.
– Tratamentos hormonais são usados para tratar características de problemas de baixa estatura e ovários.
– Com o tratamento, a maioria das meninas é capaz de viver vidas longas, normais e saudáveis.
– É importante fazer check-ups de rotina pelos médicos para detectar qualquer problema em potencial desde o início.
– Uma equipe de especialistas pode estar envolvida em casos mais complexos.
Esperamos que este HealthSketch tenha sido útil para você e para as pessoas ao seu redor.
HealthSketch – ‘Saúde para todos verem’.
Fonte: What is Turner Syndrome? (HealthSketch) por HealthSketch