Pular para o conteúdo

Tumor de Bexiga: Causas e Diagnóstico Essenciais

A importância do tumor de bexiga

O tumor de bexiga é um dos tumores mais agressivos do corpo humano e o que mais preocupa o médico urologista. Praticamente 100% dos tumores de bexiga vão dar algum tipo de sintoma e o principal deles é a hematúria, ou seja, sangramento urinário. Todo paciente que apresenta uma urina rosa ou vermelha, principalmente com coágulos, tem obrigação de procurar um médico, relatar e fazer uma investigação para tentar entender o que está acontecendo com ele.

O principal fator de risco para tumores de bexiga é o tabagismo. O uso do cigarro aumenta muito a frequência dos tumores e nos pacientes com tumor de bexiga aumenta a recorrência e pior o prognóstico. Ou seja, os pacientes fumantes têm mais tumor e quando têm, eles são mais agressivos. Outro fator de risco são os pacientes que trabalham com tintas, solventes ou derivados. São produtos que também levam à ação de tumores de bexiga. Portanto, o paciente que chega ao urologista com essa queixa vai ser investigado desde o rim até a ponta do pênis.

Como fazemos isso? Primeiro, é feito o exame de imagem que é o ultrassom, tomografia ou ressonância. Ela vai avaliar o rim, o canalzinho que o ureter leva até a bexiga e a própria bexiga para tumores de bexiga. O ultrassom e a tomografia vão mostrar apenas lesões grosseiras, lesões de pelo menos um centímetro. Então, para complementar a visualização da bexiga, lançamos mão da cistoscopia, que é basicamente a endoscopia do sistema urinário. Por onde a gente passa uma câmera por dentro do canal da uretra e olhamos dentro da bexiga.

Essa imagem que vocês estão vendo é de uma cistoscopia anormal de um paciente com suspeita de tumor, com queixa de sangramento, mas sem lesões nas paredes laterais, no fundo da bexiga e no teto. O recado é: toda vez que apareceu um sangramento urinário, seja em você, seja em algum parente, alerte-se. Paciente e tumor de bexiga, ele tem uma agressividade importante que, em poucos meses, cerca de três meses, ele já muda de estágio. Então, tumor que era localizado ele pode virar invasivo e acometer a bexiga inteira. Consulte um urologista!

Fonte: Tumor de Bexiga – Causas e Diagnóstico por Dr. Danilo Galante Moreno