Pular para o conteúdo

Diferenças entre intolerância à lactose e alergia à proteína do leite de vaca em bebês.

Amamentação: Mitos e Posições

Olá pessoal, eu sou a Dotora Oliveira, pediatra e consultora internacional de amamentação. Neste mês de agosto dourado, vamos falar sobre um tema muito importante que é a amamentação. Vamos esclarecer alguns mitos, falar sobre cuidados que precisamos ter e quais são as posições corretas para amamentar. Vamos tirar várias dúvidas e aprender mais sobre esse assunto tão importante.

Intolerância à lactose e alergia à proteína do leite de vaca

Hoje, vamos esclarecer sobre a diferença entre a intolerância à lactose e alergia à proteína do leite de vaca, que muitas vezes são confundidos por terem sintomas parecidos.

O que é intolerância à lactose?

A intolerância à lactose acontece quando o corpo não consegue digerir o açúcar presente no leite e seus derivados devido à insuficiência da enzima lactase. Em bebês, é raro ter a deficiência dessa enzima, mas em adultos pode ocorrer ao longo da vida. Os sintomas são gases, distensão abdominal e diarreia ao consumir esses alimentos. No entanto, a intensidade dos sintomas varia de acordo com a quantidade ingerida.

O que é alergia à proteína do leite de vaca?

A alergia à proteína do leite de vaca é uma reação de hipersensibilidade a uma proteína presente no leite. Essa alergia pode se manifestar de várias formas e com sintomas parecidos com a intolerância à lactose, como gases, diarreia e distensão abdominal. Mas, também pode apresentar sintomas mais graves, como vômitos, placas no corpo, entre outros. É importante buscar uma avaliação do alergista ou médico que possa diferenciar os sintomas.

O que fazer?

No caso da intolerância à lactose, existem várias opções de alimentos sem lactose. Já na alergia à proteína do leite de vaca, é necessário fazer a exclusão de proteína do leite de vaca e derivados da dieta. É importante que o diagnóstico seja realizado por um profissional para garantir o tratamento adequado e a continuidade da amamentação. E lembre-se, nem sempre os sintomas de gases e cólicas do bebê são sinais de alergia ou intolerância, pode ser apenas uma fase normal do desenvolvimento infantil.

Se tiver dúvidas, procure um profissional para esclarecer melhor sobre o assunto. Não deixe de amamentar seu bebê.

Fonte: Bebês com Intolerância a Lactose X Alergia a Proteína do Leite de Vaca por Lansinoh Brasil