Diferenças entre cateterismo cardíaco, angioplastia coronariana e stent
Hoje vamos conversar sobre quais as diferenças entre cateterismo cardíaco, angioplastia coronariana e vamos aproveitar e falar um pouquinho também de stent, que é um assunto que interessa a todos.
Meu nome é Augusto Scalabrini, eu sou cardiologista do Hospital Sírio Libanês.
O que é cateterismo?
A gente ouve falar muito de cateterismo, angioplastia, stent, e essa terminologia acaba ficando um pouco confusa pra gente.
Vamos tentar situar e posicionar bem esses conceitos para que a gente saiba do que estamos falando ou quando o médico conversa com vocês, fala um desses termos e você saiba aquilo que ele está se referindo.
O cateterismo, sensu lato, a definição mais ampla é a introdução de um cateter em uma cavidade do corpo.
- Por exemplo, cateterismo vesical é quando você coloca sonda na bexiga,
- cateterismo nasogástrica é quando você coloca a sonda no estômago,
- cateterismo cardíaco é quando você coloca um cateter, via uma veia ou artéria, e esse cateter vai até o coração.
Essa é a definição de cateterismo.
O cateterismo é um método diagnóstico que consiste na introdução de um ou mais catéteres através de uma veia ou de uma artéria periférica.
Normalmente, hoje se usa a veia femoral, na raiz da coxa, ou a artéria radial, onde está o pulso.
O que o médico faz? Ele anestesia, faz uma pulsãoe através de um instrumento que ele introduz,passa um cateter bastante fino,tanto que passa dentro da artériae vai até o coração para filmar o que você quiser.
Filmar a coronária, o músculo cardíaco, a contração do coração, o funcionamento das válvulas, etc.
Normalmente, o que mais se conhece é a cinecoronariografia, tipo de cateterismo no qual a gente injeta, através do cateter, um contraste iodado para dentro daartéria coronária e filma.
A partir daí, nós vamos ter a imagem negativa da artéria e a imagem do contraste que está dentro da artéria e vamos ver se existe ou não algum tipo de obstrução.
Cateterismos e cinecoronariografia são exames diagnósticos.
O que é angioplastia?
Angioplastia, por outro lado, é cada vez que você introduz um cateter com um balão na ponta, em qualquer artéria do corpo, para tratar uma obstrução.
Então, existe a angioplastia coronariana, angioplastia de aorta, angioplastia de vaso periférico, angioplastia de carótida, ou seja, são vários os vasos onde você pode fazer angioplastia.
No nosso caso, mais importante para o cardiologista, é a angioplastia coronariana.
Uma vez feito o diagnóstico de uma obstrução, é introduzido um cateter que tem um balão na ponta, o balão é posicionado sobre a obstrução, e a partir daí, é inflado, dilatando a artéria.
Na verdade, ele esmaga a placa de gordura contra a parede da artéria que faz com que ela fique pérvia novamente para prevenir infarto, angina e problemas coronarianos.
O que é stent?
Finalmente, o stent é o que vai junto com um balão, é uma mola que quando você infla o balão e dilata a coronária, o stent é liberado fazendo com que a lesão não volte.
Às vezes, o que acontecia é que quando tirava o balão, ou pouco tempo depois, essa placa voltava a fechar a artéria.
Com a rede que fica dentro da artéria, ela mantém a placa esmagada contra a parede da artéria. A partir daí, você não tem mais a lesão.
Se você ficou com dúvidas sobre cateterismo cardíaco, cineangiocoronariografia, angioplastia coronariana ou stent, se inscreva no nosso canal, lá você encontrará mais informações.
Siga o nosso blog ou deixe sua pergunta aqui mesmo e nós responderemos com o maior prazer.
Fonte: Cateterismo cardíaco, angioplastia coronariana e stent | Prof. Augusto Scalabrini por Clínica Augusto Scalabrini