Lúpus eritematoso sistêmico
O lúpus eritematoso sistêmico é um tipo de lúpus que pode afetar vários sistemas do nosso organismo. Além das lesões de pele, pode causar problemas em órgãos como o sistema digestivo, neurológico, cardiovascular, entre outros.
Tipos de lúpus
- Lúpus eritematoso sistêmico
- Lúpus cutâneo
- Lúpus induzido por drogas
- Lúpus Neonatal
O lúpus cutâneo é aquele que afeta apenas a pele, com feridas, manchas e lesões. Já o lúpus induzido por drogas é uma reação alérgica a medicamentos que pode se assemelhar ao lúpus sistêmico, mas que costuma regredir quando a medicação é interrompida. O lúpus Neonatal é uma complicação que pode ocorrer em bebês de mães com anticorpos anti-Ro positivo.
Lúpus eritematoso sistêmico
O lúpus eritematoso sistêmico é o tipo mais importante de lúpus na reumatologia. Ele pode causar lesões de pele e afetar vários órgãos e sistemas do organismo. É chamado de sistêmico porque pode ser generalizado.
Para o diagnóstico do lúpus eritematoso sistêmico, é importante realizar exames clínicos e laboratoriais, como o exame Fan, que pode ser positivo em pacientes com lúpus. O tratamento varia de acordo com a gravidade dos sintomas e pode incluir medicamentos imunossupressores.