Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre cefaleias causadas por tumores

Dores de cabeça e tumores cerebrais

Olá, eu sou Lineu Vigiar, neurologista, e hoje vamos falar sobre as dores de cabeça desencadeadas pelos tumores cerebrais.


Tumores cerebrais e dores de cabeça

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os tumores cerebrais não são causas frequentes de dor de cabeça. Os tumores cerebrais têm um crescimento geralmente lento e à medida que eles se expandem, há tempo suficiente para que as estruturas que doem dentro do crânio, como as meninges, uma foice, e os vasos cerebrais, se adaptem a esse aumento de pressão.

Assim, quando um tumor chega a causar dores de cabeça, na grande maioria das vezes, ele já desencadeou outras manifestações como crises convulsivas, confusão mental, alterações de força, alterações da marcha, alterações da coordenação, de forma que é raro que um tumor cerebral tenha como primeira manifestação clínica uma dor de cabeça.

No entanto, é preciso lembrar que nas crianças existe uma prevalência grande de tumores na fossa posterior, que é aquele espaço de um século à margem do território apertado, e ali os tumores crescem comprimindo mais precocemente as estruturas sensíveis à dor. Portanto, nas crianças, uma exceção existe à nossa regra geral de que a primeira manifestação de um tumor cerebral muito provavelmente não será uma cefaleia. As crianças têm um risco aumentado de que a cefaleia seja assim a primeira manifestação clínica de um tumor.

De forma geral, quando um paciente apresenta uma dor de cabeça de muitos anos, que não mudou nos últimos meses, ela não vem se tornando mais frequente e mais intensa, e se o paciente não tem outras manifestações clínicas sugestivas além da própria dor de cabeça, se o exame neurológico foi normal quando ele passou pelo neurologista, na grande maioria das vezes, essa dor de cabeça não é decorrência de um tumor cerebral.

No entanto, quando a cefaleia é recente, com menos de seis meses, é preciso que se tomem mais cuidados. Além disso, se a dor de cabeça vem se tornando mais frequente e mais intensa nos últimos meses, isso pode ser uma massa, um tumor cerebral causando um aumento da pressão intracraniana.

Algumas dicas importantes quando se suspeita de uma dor de cabeça relacionada a um tumor cerebral:

  • Se o paciente apresentar outras manifestações clínicas como crises convulsivas, qualquer alteração da fala, déficit de memória e dificuldade no exercício das atividades práticas do dia a dia, lentidão para raciocinar, ou mesmo quando houve alguma alteração da personalidade.
  • Se o paciente apresentar qualquer alteração neurológica como perda de força no membro superior ou inferior, alteração de marcha, perda de reflexos, ou qualquer outra alteração no exame neurológico como um fundo de olho alterado mostrando plena uma paralisia facial central.

Espero que tenha gostado dessas dicas! A neurologia salva vidas.


Para mais informações sobre neurologia, visualizem nossos vídeos.

Fonte
Cefaleias causadas por tumores por Lineuros