Pular para o conteúdo

Tratamento para fissura anal: causas, sintomas e prevenção.

Música: Fissura anal – Entenda mais sobre essa patologia

A fissura anal é uma pequena úlcera linear ou ruptura do revestimento do canal do ânus. É uma patologia bastante frequente dentro da população, na qual a pessoa tem um machucado na região do ânus. Esse machucado normalmente apresenta dois sintomas principais: sangramento na hora que a pessoa vai evacuar, que normalmente vai do papel higiênico e eventualmente pode pintar no vaso, e dor no final do canal.

Muitas vezes a fissura é confundida com a doença hemorroidária, mas a diferença é que a fissura dói, é o machucado, enquanto a hemorroida é como se fosse uma varização, um conjunto de veias dilatadas que normalmente apresenta como sintoma o sangramento, também bastante semelhante ao da fissura. Em alguns casos de hemorroidas, há a trombose, que é quando a veia dessa história cria um coágulo de sangue e nesses casos existe dor também, mas normalmente não é uma dor associada ao momento da evacuação.

Em geral, o tratamento da fissura é baseado em higiene anal, pomadas e dieta rica em fibras. Casos de fissura crônica que não cicatrizam podem exigir tratamento cirúrgico. É importante investigar todo sangramento, pois nem sempre é decorrente da fissura ou da hemorroida. Em alguns casos, pode ser um código que tem um câncer ou outro problema mais interno. Por isso, requer uma avaliação do especialista para que seja proposto o tratamento adequado.

Para mais informações sobre fissuras, acesse www.webjet.com.br cp.org.br

Fonte: Fissura anal por SBCPPortal

Marcações: