Pular para o conteúdo

Tratamento natural para enxaqueca – dicas do neurologista Dr. Diego de Castro

Enxaqueca: Cuidados com automedicação

Uma coisa muito importante é que quem tem a dor de cabeça da enxaqueca com pouca frequência, começa a se automedicar. Começa com paracetamol, amanhã tem de novo e toma dipirona, daqui a pouco tem de novo e toma anti-inflamatório, dali a pouco o vizinho dá um Doril, vem a amiga e dá não sei o que… Moral da história: todas as vezes que a pessoa está tendo dor de cabeça, enxaqueca, com muita frequência, se ela não procurar um tratamento, essa enxaqueca que é uma vez ou outra pode se tornar crônica, podendo começar a vir quase que diariamente. Isso ocorre porque o organismo começa a acostumar com o analgésico e a pessoa tem que tomar cada vez mais analgésico. Assim, a pessoa entra num ciclo que chamamos de abuso de analgésicos.

  • É muito importante que a gente entenda que o analgésico (Paracetamol, Dipirona) deve ser utilizado com muita sabedoria.
  • Se você está utilizando analgésico mais do que duas vezes por semana, corre o risco de que essa dor de cabeça se torne crônica, quase que diária, o que vai dificultar seu tratamento lá na frente, quando você tentar tirar o analgésico.

Então, toda vez que você tiver a dor de cabeça, no início da dor, essa é uma orientação, principalmente nos pacientes que têm aura, quando você sentir o primeiro sinal, você vai tomar bastante líquido. A primeira coisa que você tem que fazer é tomar bastante água, porque muitas vezes, isso vai e se estabilizar a função neuronal, vai estabilizar o neurônio, ele não vai ter deflagrar a dor ou vai deflagrar de uma maneira mais fraca. A coisa que mais ajuda, a primeira, é a água e eu vou dar um segredo para vocês, um segredo da Medicina Oriental Chinesa que realmente foram testados e tem evidência, os chineses conhecem isso há mais de 3.000 anos, que é o chá de gengibre.

  • Se você tem dor de cabeça, se você tem enxaqueca no período da tarde, no lugar de tomar um café, você toma um chá de gengibre, que o gengibre tem uma capacidade que a gente chama de termogênica, de afetar o vaso sanguíneo cerebral, ele é capaz de estabilizar a função desse vaso e diminui a crise de enxaqueca, no momento do início da dor.
  • Quando você começar a ter a dor de cabeça, em vez de você correr para tomar o Doril, você vai passar a tomar um chá de gengibre e tomar bastante líquido, isso vai ajudar bastante.

O chá de gengibre é em infusão. Então, o gengibre você compra a raiz, é só você quebrar um pouquinho, ferver em 250 ml de água e tomar o chá. A grávida pode tomar chá de gengibre? Pode sim, inclusive, gente, o chá de gengibre tem ainda uma função na êmese, que a gente fala, ele tem um efeito de tirar náusea. Tanto se falava e se fala sobre alimentos termogênicos na gestação, que não pode usar, mas uma xícara de chá de gengibre não vai aumentar a sua temperatura corporal a ponto de prejudicar a gestação, comer salsicha todo dia e linguiça pode prejudicar muito mais então não tem problema, o gengibre tem um efeito muito legal na hiperêmese gravídica. E o cítrico também, mas aí a gente não fala muito na questão da enxaqueca, só na hiperêmese, mas o gengibre tem e ajuda nas duas coisas é uma coisa que a gente pode lançar mão, uma xícara quando tiver sentindo dor não faz mal a ninguém, é muito bom e eu inclusive recomendo isso nas pacientes, que eu tenho grávidas e isso é muito interessante, nem todos os remédios que a gente usa na mulher que não está grávida, a gente pode usar quando ela está grávida. Então, quando começa a gestação, a gente tem que fazer uma série de opções de medicamentos que a gente não pode utilizar na gravidez e uma estratégia que a gente tem é utilizar o chá de gengibre no início da dor e vai ainda reduzir a náusea e o vômito.

Fonte
Tratamento da Enxaqueca – Como Parar uma Enxaqueca Sem Remédios | Dr Diego de Castro Neurologista por Dr Diego De Castro Neurologista