Tratamento do Câncer de Colo de Útero
Quando diagnosticado precocemente, o câncer de colo de útero pode ser tratado com cirurgias conservadoras. No entanto, em casos mais avançados, é necessário realizar procedimentos cirúrgicos mais invasivos, que podem ser efetivos na cura da doença.
- Em estágios iniciais, a cura é possível em cerca de 80% dos casos;
- Em estágios mais avançados, ainda é possível realizar tratamentos com uma boa efetividade, como a radioterapia;
- A radioterapia é feita em conjunto com a quimioterapia e pode ter taxas de cura de até 90%, dependendo do estadiamento da doença;
- A braquiterapia também pode ser realizada como segunda fase do tratamento, sendo feita dentro do útero e da vagina.
É importante ressaltar que o câncer de colo de útero pode afetar a fertilidade da mulher, mas existem casos em que a paciente pode retirar o colo do útero e ainda conseguir engravidar.
Como funciona a radioterapia
O tratamento de radioterapia é feito com um acelerador linear, que emite energia para tratar o volume tumoral.
Antes do tratamento, é feita uma tomografia para delimitar o volume de tratamento e garantir que a dose solicitada pelo radio-oncologista seja entregue ao tumor, enquanto os órgãos sadios próximos ao tumor recebem a menor dose possível.
O tratamento dura cerca de 10 minutos e é feito em sessões. Após o tratamento, é necessário repetir o exame ginecológico para avaliar a resposta da doença.
É importante lembrar que a radioterapia pode causar efeitos colaterais, como fadiga, náusea e diarreia, mas esses sintomas costumam desaparecer após o término do tratamento.